
O deputado estadual Duarte Jr., eleito para assumir mandato na Câmara Federal a partir de 1º de fevereiro de 2023 e pretenso candidato à sucessão municipal em São Luís, em 2024, engrossou o coro dos que culpam o prefeito Eduardo Braide por mais uma greve do transporte público na capital, anunciada para os próximos dias pelos trabalhadores rodoviários. Segundo o parlamentar, é clara a falta de sensibilidade, de responsabilidade, de conhecimento sobre administração pública e de diálogo de Braide.
Em um vídeo compartilhado em suas redes sociais, Duarte Jr. mencionou os R$ 9 milhões depositados desde outubro pelo Governo Federal na conta da Prefeitura de São Luís a título de Auxílio Emergencial para o transporte coletivo. “Só que o prefeito não paga”, criticou o deputado, apontando a retenção do recurso como principal motivo para o atraso dos salários e do 13º de motoristas, cobradores, fiscais e demais trabalhadores das empresas de ônibus.
Duarte Jr. relembrou que em 2021, primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide, São Luís enfrentou a mais longa greve do transporte público da história, que se estendeu por mais de 40 dias. E alertou que mesmo assim o transtorno ameaça se repetir. “Quando o transporte para a cidade para, o que prejudica a geração de emprego e renda, prejudica a nossa economia, prejudica o nosso povo, a nossa gente”, advertiu.
Apelo
O parlamentar fez um apelo a Braide para que utilize o recurso destinado pelo Governo Federal e que já está na conta há dois meses para pagar os salários dos rodoviários, pelo bem da cidade e pela garantia dos direitos dos trabalhadores. “São Luís não pode ficar parada mais uma vez pela falta de competência administrativa, de sensibilidade e de respeito do prefeito para com as pessoas”, repudiou.
Assista ao vídeo: