
O deputado estadual Wellington destacou, na sessão desta terça-feira (16), a manifestação realizada por mães e pais de crianças autistas, que enfrentam sérios problemas no atendimento pelo plano Humana Saúde. Diversas clínicas foram descredenciadas, deixando muitas crianças sem tratamento, enquanto outras sofrem com agendas desorganizadas, horários soltos e ausência de profissionais qualificados. Além disso, profissionais estão sobrecarregados e mal remunerados, e adolescentes têm sido atendidos em cadeiras infantis, causando desconforto físico e desgaste.
O parlamentar cobrou providências imediatas, ressaltando que o acompanhamento terapêutico não é um favor, mas uma obrigação do plano de saúde. Wellington anunciou que também acionará a Promotoria de Defesa do Consumidor para garantir que os direitos das famílias sejam respeitados.
“Não se trata de privilégio ou favor, mas de um direito que essas crianças e suas famílias têm garantido por lei. Para a maior parte desses pais, arcar com os custos do plano é um esforço sem medida, que muitas vezes compromete todo o orçamento familiar. Não podemos permitir que crianças autistas fiquem sem atendimento adequado, sejam submetidas a condições inadequadas ou sofram com a sobrecarga de profissionais e agendas desorganizadas. Meu mandato é e continuará sendo atuante, fiscalizando, cobrando e lutando para que essas famílias tenham dignidade, respeito e acesso pleno às terapias que são fundamentais para o desenvolvimento e a qualidade de vida de seus filhos.”, disse Wellington.
Assista ao vídeo: