Parlamentar deu apoio a manifestação realizada em São Luís contra a medida do Governo Federal

O deputado estadual Wellington do Curso deu apoio a manifestação realizada em São Luís, na última sexta-feira (24), por proprietários e empregados de autoescolas contra a proposta do Governo Federal que retira a exigência de curso de direção veicular para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O parlamentar enumerou uma série de impactos negativos que serão causados pela medida, tais como maior insegurança no trânsito e fechamento de milhares de postos de trabalho.
Wellington do Curso alertou que o fim da exigência de curso de formação de condutores para emissão de CNH vai gerar as seguintes consequências:
Riscos à segurança no trânsito e aumento de acidentes: especialistas em segurança viária alertam que a medida pode levar a um aumento do número de acidentes, pois condutores podem não ter a preparação adequada para lidar com situações de risco.
Falta de padronização: a ausência de uma formação obrigatória e padronizada em Centros de Formação de Condutores (CFCs) pode resultar em motoristas com diferentes níveis de conhecimento e destreza, o que compromete a segurança coletiva.
Formação deficiente: a aprendizagem por conta própria ou com instrutores autônomos, sem o acompanhamento profissional e pedagógico das autoescolas, pode ser menos eficiente e deixar lacunas na formação do condutor.
Impacto econômico e social: fechamento de empresas e desemprego: Entidades representativas do setor alertam que a medida pode levar ao fechamento de milhares de autoescolas e à demissão de centenas de milhares de profissionais em todo o país. São mais de 15 mil empresas em todos Brasil, com geração de mais de 300 mil empregos diretos e indiretos.
“O problema não são as autoescolas e sim as taxas, encargos, juros e multas. Somos a favor da CNH Social, de carteiras de habilitação gratuita para quem não pode pagar. E por que não se eliminam todas as taxas e encargos. Não podemos permitir que o Governo Federal penalize quem gera emprego. Não podemos penalizar quem ajuda na educação do trânsito”, ressaltou o deputado.
Mobilização da bancada federal e audiência pública
Wellington anunciou que vai acionar os três senadores e nossos 18 deputados federais do Maranhão, em defesa dos trabalhadores. O parlamentar informou que realizará uma audiência na próxima terça-feira, às 11h, na Sala de Comissões da Assembleia Legislativa e convida todos para esse importante debate. “Nosso mandato é atuante e em defesa da população. Vamos para cima!”, reafirmou.
Assista ao vídeo: