
O deputado estadual Wellington do Curso (Novo) voltou a cobrar do Governo do Estado, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa do Maranhão, a realização de concursos públicos para a segurança pública, a saúde e a educação. O parlamentar alertou para o déficit de profissionais nessas áreas, o que compromete o atendimento à população.
Na segurança, Wellington reivindica reposição de efetivo na Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Na saúde, o deputado solicita a contratação de médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, dentre outros profissionais, a fim de garantir melhor assistência aos maranhenses.
Ele lembrou que a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) fez um levantamento, em 2024, e sinalizou a possibilidade de realização de um concurso público em todas as áreas de atuação da saúde.
Contratos precários na educação
Na educação, Wellington do Curso apontou a necessidade de concurso para professor, pedagogo e outras carreiras, uma vez que o certame realizado na gestão do ex-governador Flávio Dino não supriiu toda a demanda. O parlamentar chamou atenção para o número elevado de contratos temporários e precários na rede estadual de ensino.
Por fim, cobrou concurso para áreas auxiliares da educação, como merendeiras, e denunciou que muitas pessoas que exercem essa função nas escolas recebem abaixo do salário mínimo.
Assista ao vídeo: