
Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (1º), o deputado estadual Wellington do Curso protocolou indicação solicitando ao governador Carlos Brandão que a proposta de reajuste salarial das forças de segurança do Maranhão contemple, de forma expressa, um percentual integral de 20% para policiais e bombeiros militares, sem qualquer desconto ou incorporação dos 6% já concedidos pela Lei nº 12.121/2023 e que estão previstos para julho de 2025 e julho de 2026.
Ao se pronunciar, o deputado Wellington reforçou que os 6% já aprovados por lei – sendo 2,5% previstos para julho e 3,5% para julho de 2026 – constituem direito adquirido dos militares estaduais e que, por isso, não podem ser descontados ou incorporado a nenhum novo reajuste, sob pena de violação ao princípio da irredutibilidade salarial.
“O que estamos cobrando é justiça. Os 6% já concedidos é um direito adquirido ainda em 2023 e não podem ser usados para mascarar um reajuste menor. Nossos policiais e bombeiros arriscam suas vidas todos os dias, enfrentam pressões extremas e precisam ser valorizados de forma concreta. Por isso, estamos pedindo que o reajuste seja de 20% reais, integrais, sem nenhum desconto dos 6% já conquistados. É uma questão de respeito, reconhecimento e dignidade para quem garante a segurança do nosso povo”, destacou o deputado Wellington.
Assista ao vídeo: