
O presidente da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias, deputado Zé Inácio ( PT ), presidiu, na tarde desta quarta – feira ( 11), audiência pública que discutiu as condições de prestação de serviços do transporte de ferry-boat na travessia marítima entre a Ponta da Madeira, na Ilha de São Luís, e o Porto do Cujupe.
Representantes do Ministério Público, Procon, Emap, Fórum da Baixada, Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e responsáveis pelas empresas de transporte marítimo Servi Porto e Nacional Marítima, além de lideranças políticas da Baixada Maranhense.
O parlamentar ressaltou a importância dessa discussão pelo fato de que o tema é de extrema relevância, principalmente para os mais de 2 milhões de usuários desse tipo de transporte. “A finalidade dessa audiência é garantir os direitos dos consumidores, uma vez que os serviços não estão a contento dos usuários”.
Estão em andamento algumas ações com o objetivo de melhorar o sistema de transporte nos ferryboats, entra as quais a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica, obras de infraestrutura, reforço da segurança, dentre outras medidas.
Zé Inácio destacou ainda que a audiência pública visou dar encaminhamentos concretos para melhoria do transporte marítimo.