Desembargador José Jorge inicia projeto Diálogos com Corregedor Extrajudicial 

Projeto da COGEX será lançado nesta quarta-feira (27/8), na Comarca de Barreirinhas

A Comarca de Barreirinhas é a primeira a receber, nesta quarta-feira (27/8), às 15h, o novo projeto da Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX). Diálogos com o Corregedor Extrajudicial é uma iniciativa da atual gestão do órgão correcional voltada para o fortalecimento da atividade cartorária, constituindo-se em um mecanismo de interlocução para o aprimoramento dos serviços que são acessados diariamente pela população.

O projeto Diálogos com o Corregedor Extrajudicial tem como objetivo fortalecer o vínculo institucional entre a COGEX e profissionais que atuam na esfera extrajudicial. A proposta é apresentar e estabelecer as linhas de atuação da Corregedoria, promover a orientação técnica de profissionais e qualificar a frente de fiscalização realizada pelo órgão junto aos cartórios, especialmente no tocante à observância das normas que regem a atividade.

Na avaliação do corregedor-geral do foro extrajudicial, desembargador José Jorge Figueiredo dos Anjos, o novo projeto vem para atender a uma proposta já inaugurada pela COGEX no início de sua gestão e que, agora, está sendo ampliada. Além do diálogo permanente com representantes das entidades da categoria, a Corregedoria Extrajudicial abre espaço para ouvir a magistratura e profissionais que atuam nos cartórios, seja na qualidade de titulares ou de interinos, a fim de fortalecer um modelo de gestão participativo. 

“Estamos inaugurando uma importante iniciativa, que vai possibilitar reunir direção e equipe técnica da COGEX, magistratura e delegatários para discutir a atividade extrajudicial, visando encontrar soluções para os desafios que temos. É uma proposta de fortalecimento da atividade cartorária construída de forma conjunta, ouvindo quem está na ponta, e temos a certeza de que será mais um projeto exitoso encampado pela Corregedoria Extrajudicial, que muito já vem fazendo para aprimorar os serviços dos cartórios para nossa sociedade”, avalia o desembargador.

Participam do Diálogos com o Corregedor Extrajudicial nos Lençóis Maranhenses cartorárias e cartorários, bem como juízas e juízes que atuam em comarcas da região e que possuem competência de registros públicos. Integrantes da magistratura com essa atribuição têm a responsabilidade de atuar na função correcional permanente, que consiste em realizar inspeções, promover o acompanhamento das atividades, receber reclamações e apurar eventuais desvios.

A iniciativa também se pauta na busca do fortalecimento do sistema extrajudicial sob uma perspectiva construtiva, feita a partir da escuta ativa e compreensão da realidade e das dificuldades enfrentadas pelas delegatárias e delegatários para entrega do serviço de qualidade, assim como de juízas e juízes corregedores no acompanhamento e na fiscalização dos cartórios. Após cada edição do projeto, será elaborado um relatório para subsidiar o trabalho de planejamento e implementação de ações da COGEX.

Além do desembargador José Jorge Figueiredo, a COGEX estará representada pelo juiz auxiliar André Bogéa, pela juíza auxiliar Laysa Paz Mendes e pela equipe técnica de assessoramento. O encontro será realizado no Fórum de Justiça, localizado no Centro de Barreirinhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima