
Acompanhando o ministro dos Transportes, Renan Filho, durante a Rota COP30,o diretor de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fábio Pessoa Nunes, visitou, no último dia 7, a construção da nova ponte que ligará Estreito (MA) a Aguiarnópolis (TO), na BR-226. Ele confirmou a inauguração da ponte para o final de dezembro, como já havia antecipado Renan Filho.
A construção da nova ponte entre o Maranhão e o Tocantins, em substituição à estrutura que desabou no final de 2024, com saldo trágico de 14 pessoas mortas e três desaparecidas, é apontada como uma das mais emblemáticas do DNIT em 2025, principalmente pela segurança e o compromisso empregados ao empreendimento. “A nova ponte será entregue em dezembro, um ano após o colapso da estrutura antiga”, garantiu Fábio Pessoa Nunes.

Com mais de 80% de avanço, a obra recebe R$171 milhões em investimentos do Governo Federal, e está sendo erguida com o método de balanço sucessivo, técnica utilizada em grandes vãos, quando não é possível adotar escoramentos convencionais. A nova ponte restabelecerá a ligação plena da rodovia, eixo estratégico para o transporte de cargas e passageiros entre o Norte e o restante do país.
“Essa obra é um marco importante para a engenharia brasileira, dado o tamanho do empreendimento e a agilidade em que ele está acontecendo. Estamos dando o máximo que podemos para restabelecer o fluxo da região o mais rápido possível”, pontuou Fábio.

A construção da nova estrutura está acontecendo em três turnos de trabalho, que funcionam 24h por dia. Tudo para viabilizar a entrega da nova ponte ainda em dezembro.