
Durante audiência na Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, nesta quinta-feira (11), a diretoria do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) cobrou mais transparência da Prefeitura de São Luís sobre os cálculos dos valores das tarifas do transporte urbano e demonstrou preocupação com a possibilidade de mais uma paralisação dos trabalhadores rodoviários, anunciada para esta sexta-feira (12).
O SET disse que está empenhado em solucionar as questões relacionadas aos trabalhadores, entretanto, necessita que o Município cumpra o acordo firmado com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e faça o pagamento do mês de novembro de 2025. Uma nova audiência está marcada para o dia 19 deste mês para mais uma rodada de negociações.
A audiência foi conduzida pelo juiz Douglas Melo Martins e participaram, também representantes do Município de São Luís e da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O juiz Douglas Martins destacou a importância de uma solução consensual entre as partes para que as empresas prestem o serviço de qualidade, como quer o Município, os empresários recebam o pagamento justo e a população não seja prejudicada.
“Nesta audiência, demos vários passos na direção de encontrar uma solução consensual para esse conflito envolvendo o Município de São Luís e o sindicato das empresas de transporte coletivo. O Município solicitou que o SET informe o que fez com os valores repassados a título de subsídio e, por outro lado, o SET fez um pedido de que o Município preste contas e apresente o cálculo de como chega ao valor das tarifas que é repassado às empresas. Ambos querem transparência quanto aos dados, então definimos que o Município deva dar uma resposta e o SET já informou aqui que prestará contas do que as empresas já receberam”, afirmou o juiz Douglas Martins, que solicitou ao Sindicato dos Rodoviários que aguarde essas novas rodadas de negociações antes de tomar decisão sobre greve.
Assista ao vídeo: