
Por meio de nota oficial, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) alerta que a crise no sistema de transporte público da capital se agrava progressivamente. O comunicado vem em meio à paralisação do serviço em pelo menos 15 bairros, nesta sexta-feira (14).
A entidade que representa as concessionárias das linhas de ônibus alega que a prefeitura não repassou do subsídio, no valor de R$ 7 milhões, previsto para o início deste mês. O SET afirma, ainda, descumpre decisão judicial, o que prejudica diretamente a operação das empresas. Abaixo, a nota:
Nota Oficial
O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET) informa que a crise no sistema de transporte público da capital vem se agravando progressivamente. O principal motivo é a falta de repasse dos subsídios por parte da Prefeitura Municipal de São Luís, no valor de aproximadamente R$ 7 milhões, que não foram pagos desde o início do mês.
O sistema depende desses repasses para pagar os salários, o que foi, inclusive, determinado, desde 2022, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). A Prefeitura de São Luís também vem descumprindo decisão judicial da Vara de Interesses Difusos.
Essa situação compromete diretamente a operação das empresas e, caso não haja a regularização urgentemente dos repasses, existe o risco de que a paralisação já iniciada se estenda a todo o sistema de transporte público.
O SET reforça que permanece à disposição para diálogo e busca de soluções que garantam a continuidade do serviço de transporte público, essencial à população.