
Empresa genuinamente maranhense, a Montisol começou o ano com destaque inédito no país. Por meio do Programa Montisol Mais, a empresa conquistou projeção nacional e resultado relevante no Mapeamento de Práticas ESG na Indústria da Construção, feito pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e SESI Nacional. Criado em 2023, o programa estruturou e integrou a agenda ESG da empresa a um modelo de governança corporativa.
Reunindo ações sobre ética, diversidade, inclusão e segurança do trabalho em um sistema de governança participativa, apoiado em políticas claras, metas definidas e responsabilidades bem estabelecidas, o Montisol Mais consolidou importantes avanços: mais de 200 mulheres foram contratadas nos últimos dois anos, houve ampliação da inclusão de pessoas LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, a empresa alcançou a meta de Zero Acidente em 2024 e desenvolveu ações comunitárias voltadas à educação, à equidade e à inclusão produtiva.

A implantação do programa contou com o envolvimento direto da diretoria, a definição da matriz de materialidade, a capacitação das lideranças e a formalização do compromisso institucional, por meio do Termo de Cooperação com o Instituto Ethos. Reconhecida pela relevância do tema, pelo impacto gerado e pelo potencial de replicação, a prática está alinhada à ABNT PR 2030-1 e contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, 8 e 10.
O reconhecimento nacional inclui prêmios nas áreas de direitos humanos, equidade de gênero e ESG, como Valoriza Mulher, Direitos Humanos, Luizão e ESG SINDUSCON-PA, reforçando o compromisso da Montisol com uma atuação responsável, sustentável e alinhada às melhores práticas da indústria da construção.