
A Henvil Transportes, uma das empresas que operam a travessia aquaviária da Baía de São Marcos, entre os terminais da Ponta da Espera, em São Luís, e do Cujupe, em Alcântara, tem atuação marcada por sucessivas denúncias de má prestação de serviço no Pará, seu estado de origem. No Maranhão, a Henvil mantém contrato com o Governo do Estado desde 2022 para uso do ferryboat São Gabriel, de sua prioridade, no transporte de passageiros, veículos e cargas no trecho citado.
As denúncias contra a empresa em território paraense se sucedem a uma frequência que chama atenção e preocupa. No Arquipélago do Marajó, a Henvil detém o monopólio do transporte hidroviário, realizado em balsas, e já foi alvo de inúmeras queixas e mobilizações de usuários por melhores condições de mobilidade e mais segurança.
Uma das manifestações populares, que se estendeu por cinco dias, levou a empresa a cancelar, no dia 20 de setembro, o reajuste de tarifas das balsas utilizadas no transporte para localidades do Marajó, como Soure, Salvaterra e Cacheira do Arari.

Dossiê
Até um dossiê com relatos dos problemas que comprometem o serviço foi entregue ao Ministério dos Direitos Humanos. Também já foi solicitada intervenção do Ministério Público Federal (MPF) para garantir proteção às vidas transportadas em meio aos riscos que marcam cada viagem, segundo os passageiros.
Os usuários reivindicam, ainda, a quebra do monopólio do transporte feito por balsas na região dos Campos do Arari, na Ilha de Marajó. Outra denúncia refere-se a supostos atos abusivos cometidos pela Henvil contra a população local, inclusive com relato de truculência da Polícia Militar do Pará contra mulheres e crianças quilombolas.
Ação judicial
O advogado Marcos Henrique Machado Bispo ajuizou ação contra a empresa Henvil Transportes, com pedido de indenização por danos morais em decorrência do impedimento de embarque na balsa Henvil I, no dia 13 de setembro último.
O advogado, em sua exposição de motivos na causa, explica que o horário previsto para saída da viagem é 16h, conforme cronograma exposto nos bilhetes e na divulgação da própria empresa. Assista:
“O Requerente, no dia 13 de setembro de 2025, por volta das 15h55min, ao chegar na comunidade Foz do Rio, Porto de Camará, Salvaterra/PA, para viajar a Belém/PA por motivo profissional para atender clientes, foi impedido de viajar, não havia mais nenhum colaborador no guichê de atendimento e o transporte balsa permanecia estacionada no porto, porém com os portões fechados, para constrangimento do Autor nenhum funcionário da Requerida se dirigiu até o Requerente para, pelo menos, dar alguma informação. A Ora, Excelência as viagens de Salvaterra/Pa – Distrito de Icoaraci – Belém/Pa, conforme programação de segunda a sábado acontecem as 16h.”, expõe na ação.
Em tempo: em 21 de julho deste ano,.o ferryboat São Gabriel, de propriedade da Henvil Transportes, ficou à deriva por quatro horas na Baía de São Marcos, quando fazia a travessia entre os terminais da Ponta da Espera e do Cujupe. Assista ao vídeo: