
Na sessão plenária desta quarta-feira (1º), o deputado estadual Wellington do Curso denunciou a situação precária da UEB Gonçalves Dias, localizada no povoado Curumatá, em Timbiras/MA. Em pleno 2025, alunos continuam sendo obrigados a estudar em uma escola de taipa, sem estrutura mínima, sem conforto e sem dignidade. A denúncia surgiu após fiscalização in loco do parlamentar, que recebeu diversas reclamações da comunidade escolar.
Mesmo recebendo milhões do Fundeb, a Prefeitura de Timbiras não garante condições básicas de ensino. Apenas em 2024, foram R$ 45 milhões, com previsão de mais R$ 57 milhões em 2025.
“Escola de taipa em pleno 2025! É um absurdo! O município recebe milhões em recursos, mas deixa os alunos esquecidos enquanto o dinheiro some. Já cobramos esclarecimentos da prefeitura de Timbiras e vamos acionar o TCE, o TCU, além do Ministério Público Estadual e Federal, para que investiguem e responsabilizem a gestão municipal. Não aceitaremos esse absurdo e vamos lutar para que cada centavo do Fundeb seja investido onde deve ser: na educação das nossas crianças. Essa denúncia fiz hoje, na tribuna da Assembleia Legislativa, para que todo o Maranhão saiba o que está acontecendo em Timbiras. Não vou me calar diante desse descaso e seguirei fiscalizando e denunciando sempre que for preciso”, afirmou o deputado Wellington.
Assista ao vídeo: