
O vereador Marlon Botão (PSB) classificou como revoltante e vergonhoso o episódio da passageira que, em um momento de desespero, pulou de um ônibus em movimento, em um trecho da BR-135, na Estiva, na Zona Rural de São Luís, para fugir de um assalto violento. O caso ocorreu na noite desta quinta-feira (3) e teve grande repercussão.
“Como vereador da Zona Rural, e morador da região, me entristece, revolta e envergonha constatar que episódios como esse ainda acontecem com tanta frequência em nossa cidade, especialmente nas regiões mais pobres e negligenciadas pela prefeitura, como a Zona Rural e a área Itaqui-Bacanga”, disse. “Essa passageira, que não vou revelar o nome para preservar a sua imagem, é filha de um grande amigo e liderança nossa. Além de ferida fisicamente, ela também está muito abalada. E não é para menos. É inadmissível que a nossa população continue abandonada dessa forma.”
Na avaliação do parlamentar, a precariedade do sistema de transporte público de São Luís contribui para que episódios violentos como esse sejam registrados com frequência.
“Esse é um problema que venho denunciando desde o meu primeiro mandato. O nosso sistema de transporte público é falho, obsoleto; as paradas de ônibus estão caindo aos pedaços, não têm iluminação ou estrutura, os ônibus são velhos e muitos deles, como o ônibus assaltado na Estiva, não têm sequer uma câmera de vigilância interna – que é algo que pode coibir a atuação de criminosos”, denunciou. “A nossa pressão, e a pressão da sociedade, fez com que o prefeito Eduardo Braide anunciasse a nova licitação do transporte público, mas ainda não tivemos nenhuma nova informação sobre isso. Não vamos permitir que essa proposta fique só no papel. O prefeito tem que fazer a sua parte e tocar esse projeto com a agilidade que a cidade precisa e merece.”
Equipamentos obrigatórios
Marlon Botão afirmou que vai trabalhar para incluir na nova licitação do sistema de transporte público a obrigatoriedade de equipamentos de segurança nos ônibus.
“São Luís tem mais de 700 mil usuários de transporte público, e a prefeitura tem obrigação de garantir o bem-estar desses passageiros. Episódios como o dessa semana não podem acontecer. É por isso que estou trabalhando na Câmara Municipal para assegurar que conste, na nova licitação, a obrigatoriedade das empresas de equiparem suas frotas com câmeras de monitoramento e o ponto de alerta, um botão para acionar as viaturas da região quando houver qualquer incidente”, destacou.
“Ao tratar da nova licitação, nós estamos tratando do bem-estar e da segurança da nossa população, dos pais e mães de família que utilizam o serviço para ir ao trabalho, aos jovens que utilizam para ir à escola, enfim. Essas pessoas merecem ter o seu direito de ir e vir garantido. Elas precisam ter conforto e segurança ao utilizar o transporte público, algo que hoje, infelizmente, não acontece, especialmente em regiões abandonadas pela prefeitura, como a Zona Rural. É contra esse descaso que vamos continuar brigando na Câmara Municipal.”
Diálogo com o governo
O vereador voltou a falar da necessidade de a prefeitura de São Luís buscar diálogo com o governo do Estado para garantir ações conjuntas.
“Eu já disse e repito: para conseguir construir a São Luís que a população merece, é preciso deixar ego de lado, é preciso deixar qualquer diferença político-partidária de lado, e buscar o diálogo. Braide precisa buscar o diálogo com o governador Carlos Brandão para que ações conjuntas possam ser feitas e para garantir o bem-estar da nossa população”, opinou. “O nosso governador Carlos Brandão é um gestor municipalista, que tem esse olhar muito atento às necessidades de cada uma das cidades maranhenses, e certamente está pronto para auxiliar a prefeitura de São Luís no que for necessário. Mas, para isso, o prefeito Eduardo Braide precisa buscar essa conversa, precisa informar ao governador quais são as necessidades da capital. Para isso, é preciso humildade. E não há qualquer vergonha nisso, porque aqui tratamos do que é melhor para a população de São Luís”.
Marlon Botão pontuou que, só nos primeiros meses do ano, o governador Carlos Brandão já recebeu mais de 60 prefeitos do Maranhão.
“Só nesse início de ano, mesmo com todas as obras que estão sendo entregues, o governador Carlos Brandão encontrou tempo e já se reuniu com mais de 60 prefeitos que buscaram ampliar as parcerias com o governo do Estado. Eu conheço o governador Brandão. Ele nunca virou as costas para a nossa capital. Ele nos prometeu e entregou a Praça da Família, na Zona Rural, um sonho antigo da comunidade do Maracanã. Ele entregou o cais do quebra-pote, junto com uma fábrica de gelo, para aquela região ser potencializada com esse arranjo produtivo do peixe; e ele também está entregando a grande obra da Avenida Metropolitana, que terá mais de 10 quilômetros de extensão, vai interligar 50 bairros dos quatro municípios da ilha e vai garantir mais segurança e fluidez para o trânsito da nossa Zona Rural. Uma obra que vai transformar não só a capital, mas todos os municípios da região metropolitana. Se o prefeito deixar a vaidade de lado, e buscar a parceria com o governo do Estado, não será diferente”, disse.
“Só com essa ação conjunta nós vamos avançar de verdade, garantindo um sistema de transporte de qualidade, garantindo que a população da Zona Rural não seja mais esquecida e tenha todos os seus direitos assegurados. Episódios como esse da passageira da Estiva são inaceitáveis e não podem jamais voltar a acontecer. Não adianta apenas asfalto, retornos, elevados, São Luís tem pressa por bem-estar, por segurança, pelo direito de ir e vir. Pelo direito de trabalhar, de estudar, pelo direito de lutar por uma vida melhor. É para isso que seguimos trabalhando na Câmara Municipal”, finalizou Marlon Botão.