Gerando conexões e reflexões sobre papel da educação e importância de estimular o protagonismo dos jovens, Faz Teu Nome fecha o dia com palestra de Pedro Rezende.

“O conhecimento é a maior riqueza que todos podem ter. Com educação e conhecimento, você transforma e muda o mundo”. Com essa reflexão, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Celso Gonçalo, abriu a edição 2025 do Faz Teu Nome no Multicenter Sebrae. A abertura reuniu estudantes e educadores com participação da diretoria do Sebrae; do secretário da SEINC, Júnior Marreca; da secretária municipal de Educação, Caroline Salgado; de Isaura Modesto, representando a Fapema, além do presidente da Fiema, Edilson Baldez; do superintendente da Federação, Cesar Miranda e do titular da Secretaria de Estado Extraordinária de Representação Social (SRS), Wellington Amurim.
Caminhos para o futuro – Com a proposta de estimular o protagonismo dos jovens e de sinalizar caminhos para o empreendedorismo e a autonomia, o Faz Teu nome se consagra como um marco na educação empreendedora no Estado, fortalecendo o conhecimento e a educação como bases de transformação e para formação das novas gerações de empreendedores.
“Na vida, temos que fazer escolhas. Aproveitem este evento para buscar oportunidades e fazer as escolhas que o mundo moderno lhes permite”, argumentou Albertino Leal, superintendente do Sebrae. “Esse evento foi feito para nos conhecermos mais, dialogarmos, adquirirmos mais conhecimento e, com isso, capacidade para transformar o mundo”, acrescentou o diretor Técnico, Mauro Borralho.
Para o secretário Júnior Marreca, educação e empreendedorismo estão na agenda do Governo do Estado, pela compreensão de que são fortes componentes para o desenvolvimento estadual. “Com parceiros como o Sebrae, temos desenvolvido um trabalho relevante, formando jovens, preparando jovens para o mercado de trabalho. São políticas fortes do Governo, que priorizam a educação e o empreendedorismo”, frisou ele.
“Em nome da Prefeitura de São Luís, parabenizamos o Sebrae pela realização do Faz Teu Nome, que promove, fortalece o protagonismo juvenil, que reúne e fortalece o movimento educacional na nossa cidade, unindo estudantes das redes públicas e privadas para debater temas de grande relevância atual, celebrar o poder transformador da educação e festejar essa grande potência que é o protagonismo juvenil na nossa sociedade”, enfatizou Caroline Salgado, secretária municipal de Educação.
Escolas da capital e do interior participam de programação atrativa
Aproveitando a movimentação do Faz Teu Nome, escolas da capital e do interior trouxeram grupos de alunos para desfrutar da programação.

É o caso do Centro Educacional Reara, de Anapurus – MA. Um grupo de mais 44 alunos do sétimo e oitavo ano e 38 professores, do município, participam do evento. Em grupo, eles se divertiram, aprendendo. Benjamin Robson Rodrigues explicou que o aspecto que mais chamou atenção. “Aprendi sobre mercado, sobre empreendedorismo e importância do conhecimento e do equilíbrio físico. Essas duas coisas juntas, mudam o mundo”, disse o aluno.
A escola COC, de São Luís, está no Faz Teu Nome com 800, em grupos que se revezam. Ilda Duailibe, diretora Executiva, reflete sobre a importância da iniciativa. “Somos considerados uma das 10 melhores escolas do mundo e estamos alinhados com a proposta do Sebrae, que é trazer inovação, tecnologia, informação e conhecimento para uma geração que, a gente acredita, vai fazer a mudança nos próximos anos. Estamos com nossos alunos no estande do COC, apresentando soluções de inteligência artificial e inteligência viva para agora e o futuro. São aspectos que trazem um grande diferencial para os alunos protagonistas”, explicou ela.
Batalha de Pitches movimenta primeiro dia do Faz Teu Nome
Em meio à efervescência dos diversos locais do Complexo Multicenter, uma profusão de jogos empreendedores em espaços com ambientação lúdica e pegada atrativas, atraíram jovens para palestras, oficinas, workshops, em um total de mais de 25 atividades do primeiro dia.
Na Arena Faz Teu Futuro, ocorreu a primeira batalha de pitch “Desafio Faz Tua História”. Durante a competição, estudantes apresentaram suas ideias de projetos e soluções inovadoras para uma banca avaliadora, que analisou a viabilidade das propostas para o mercado.
O estudante José Figueiredo apresentou aos jurados o projeto Metasense, que busca oferecer soluções para o mapeamento contínuo do sistema metabólico.

“O Metascan vai analisar a partir do sopro alguns bio portadores hormonais, a tireoide e indicadores de estresse e fadiga. Tendo um diagnóstico precoce, a gente consegue fazer o tratamento mais barato e assim preservar mais vidas”, explicou o estudante.
Pedro Resende convida jovens a uma reflexão sobre empreendedorismo e determinação
Com a palestra “Do quarto para o mundo, como transformei o You Tube no meu negócio”, Pedro Rezende, palestrante master do primeiro dia, deixou uma mensagem inspiradora para os jovens maranhenses. “O objetivo é falar sobre obstinação — que foi o que me permitiu conquistar tudo o que conquistei até hoje. Quero compartilhar essa mensagem especialmente com os jovens que estão começando a trilhar sua trajetória, porque eu mesmo comecei aos 15 anos e sei, na prática, o quanto a determinação faz diferença” disse ele.
A programação do Faz Teu Nome prossegue amanhã, dia 22, a partir de 8h30 da manhã, tendo como ponto alto o encerramento, com a palestra da jornalista da CNN, Mari Palma.