
A decisão da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) que manda a Prefeitura de Caxias reformar as escolas Pais e Filhos e Vicente Bruno refere-se a uma ação ajuizada pelo Ministério Público em 2014, portanto, na gestão anterior. Além de ser um processo antigo, a decisão não faz sentido, pois o prefeito Fábio Gentil mandou recuperar as duas unidades de ensino mesmo sem ter conhecimento da demanda judicial.

Desde as 14h28 desta terça-feira, quando a Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Maranhão divulgou matéria que informava sobre a determinação do corte à Prefeitura de Caxias, portais e blogs noticiaram o caso sem fazer a ressalva de que trata-se de uma ação antiga, ajuizada há cinco anos pelo MPMA. Além disso, nenhum dos veículos que publicaram a notícia fez a ressalva de que as duas escolas já haviam sido reformadas pela atual gestão.

Importante fazer tal esclarecimento, já que nenhuma das publicações noticiou que tanto a escola Pais e Filhos, quanto a Vicente Bruno foram totalmente revitalizadas na administração de Fábio Gentil. Alguns deixaram de informar por mero desconhecimento, mas outros omitiram o fato de forma proposital e maldosa, para levar a opinião pública a acreditar que tratava-se de uma falha da atual gestão caxiense.

Feito o esclarecimento, constata-se mais uma ação positiva do prefeito Fábio Gentil, que mesmo sem saber que as duas escolas eram objeto de uma demanda judicial, mandou reformá-las, tornando-as aptas às práticas educacionais.
Ao antecipar-se à Justiça, o prefeito dá mais uma prova do seu compromisso de homem público que trata as necessidades do povo como prioridade máxima e com a melhor das intenções.