Recursos do novo PAC impulsionam reforma do Ambulatório de Especialidades. Também foi anunciado início das negociações para novo prédio

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA/Ebserh) deu mais um passo rumo à modernização de sua estrutura e ampliação da capacidade assistencial, nesta sexta-feira (10). Com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e do presidente em exercício da Ebserh, Daniel Beltrammi, foi assinada a ordem de serviço para elaboração dos projetos arquitetônicos e de engenharia da reforma e ampliação do Ambulatório de Especialidades. Na ocasião, também foi anunciado o início das negociações com o governo do Estado para a aquisição de mais um prédio destinado ao HU-UFMA.
“Autorizamos hoje a elaboração do projeto, no valor de R$ 699 mil, que antecede obras estimadas em R$ 25 milhões, financiadas com recursos do Novo PAC. O novo espaço vai concentrar todas as atividades ambulatoriais do hospital, em uma área cedida pelo Exército Brasileiro”, afirmou o ministro.
Camilo Santana acrescentou que está em andamento uma negociação com o governo estadual para viabilizar a aquisição de uma área vizinha ao hospital, o que permitirá ampliar ainda mais a estrutura do HU-UFMA.
“Esse é um investimento fundamental para garantir não apenas a qualidade da formação dos profissionais de saúde da universidade, mas também a melhoria contínua do atendimento à população de todo o Maranhão e de outros estados”, afirmou.

Novo prédio ambulatorial
Atualmente, o hospital conta com uma estrutura física dividida em duas unidades hospitalares e nove prédios anexos distribuídos no entorno. O projeto prevê a unificação de ambulatórios em um só lugar, com 30 consultórios, três salas de procedimentos, três salas de consultas de enfermagem, três salas de inalação/sintomas gripais e uma sala de gesso.
“O HU-UFMA tem muito a celebrar. Recentemente, realizou o primeiro transplante de coração do Maranhão e o primeiro transplante de medula óssea autólogo do estado. É hoje o hospital com o maior número de vagas no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola. Agora, soma-se a tudo isso o anúncio de novos investimentos. São muitos motivos para comemorar e seguir acreditando na força do SUS e na missão da Ebserh”, ressaltou Daniel Beltrammi.
A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou o compromisso da instituição. “O que nós fazemos hoje ficou pequeno para nossa estrutura e nós precisamos fazer mais. A competência desta equipe aumenta a cada dia, não só no assistir, mas também no formar. Estamos dando início em uma nova etapa na história do HU-UFMA”, disse.

Cerimônia
A solenidade foi realizada no auditório central da Unidade Materno Infantil e contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Fernando Carvalho, da secretária Municipal de Saúde, Ana Carolina Mitri e do assessor institucional da reitoria, Natalino Salgado Filho. Durante a visita, o ministro Camilo Santana e a comitiva conheceram a Sala da Classe Hospitalar, projeto que garante a continuidade dos estudos de pacientes em internação de longa duração.