50 acadêmicos concluíram etapa de formação profissional no hospital

São Luís (MA)- O Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou nesta sexta-feira, 24, o encerramento de mais um ciclo na vida acadêmica dos alunos da turma 111 do curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Após dois anos de estágio obrigatório no hospital, 50 alunos concluíram o internato hospitalar, período em que vivenciaram, na prática, atividades nas áreas de Saúde Coletiva, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia, Obstetrícia e Cirurgia Geral.
O evento ocorreu no auditório vermelho da Unidade Presidente Dutra. Uma das coordenadoras do Internato, Adriana Reis, destacou que o estágio tem como objetivo preparar o aluno para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, proporcionando uma rica experiência para lidar com situações reais que serão fundamentais no início da vida profissional.

Para o acadêmico Elder Teles, o período foi marcado por intensos aprendizados e desafios. “A gente foi aprendendo a ser médico ao longo dos quatro anos anteriores do curso, mas nesses dois últimos anos tudo muda completamente. Aprendemos a lidar com pessoas, com equipes e com pacientes. Foram anos desafiadores, tanto por questões pessoais quanto pela intensidade do trabalho”, afirmou Elder, que iniciou o curso em 2020, após sair de Coelho Neto, no interior do Maranhão. Hoje, ele já se vê seguindo carreira na área de Clínica Médica.
A também concluinte Marina Gomes, do 12º período, ressaltou o amadurecimento proporcionado pela vivência hospitalar. “Consigo perceber claramente a diferença de como era antes de começar o internato. Depois de todo esse processo, reconheço o quanto cresci, tanto pessoal quanto profissionalmente. Foi um período que realmente nos moldou para chegarmos até aqui, prestes a nos tornarmos médicos. A partir de agora, quero atuar como uma profissional dedicada, sempre embasada na ciência, em constante atualização, buscando oferecer o melhor aos pacientes”, afirmou emocionada. Marina já decidiu seguir carreira na Pediatria, área pela qual se apaixonou durante o estágio.

A hematologista e preceptora do 11º período, Ana Ranoy Gomes, fez questão de deixar uma mensagem de reflexão aos formandos: “Estudem sempre, busquem se especializar continuamente. Sigam o próprio caminho, sem jamais se afastar do conhecimento e do compromisso de ajudar o paciente”.
Durante o internato, os acadêmicos foram supervisionados diretamente por médicos responsáveis pelos serviços e acompanhados por residentes, o que possibilitou o aprimoramento prático e o desenvolvimento de competências clínicas e técnicas. A turma iniciou o estágio no HU-UFMA no 9º período do curso, pela área de Pediatria, e, ao longo de quatro períodos, passou por diversas especialidades até concluir com êxito o 12º período, encerrando uma importante etapa formativa.

Sobre a Ebserh
O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.