HU-UFMA participará neste sábado (13) do maior mutirão da história do SUS

Com aproximadamente 5000 atendimentos previstos só em São Luís, Hospital reforça compromisso com a redução das filas no Maranhão

O HU-UFMA participará do Dia E do projeto Ebserh em Ação, iniciativa que integra o Programa Agora Tem Especialistas

São Luís (MA) – O Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão (HU-UFMA), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará neste sábado, 13 de dezembro, do Dia E do projeto Ebserh em Ação. A iniciativa integra o Programa Agora Tem Especialistas, do Governo Federal, que mobiliza os 45 hospitais universitários da Rede Ebserh com o propósito de ampliar o acesso da população a procedimentos especializados. Em todo o país, a previsão é de mais de 52 mil atendimentos. Já no HU-UFMA, serão ofertados aproximadamente 5000 atendimentos, entre consultas, exames e cirurgias eletivas.

 Esta é a terceira edição do projeto em 2025 e já supera em 53% a anterior, configurando-se como o maior mutirão da história do Sistema Único de Saúde (SUS)Para a superintendente do HU-UFMA, Joyce Lages, “o Dia E simboliza o empenho de toda a Rede Ebserh em garantir que a população tenha acesso rápido e seguro a procedimentos essenciais. Estamos mobilizando nossas equipes com dedicação total para ampliar o cuidado especializado e contribuir de forma concreta para a redução das filas no Maranhão.”

 As ações envolverão consultas, exames e procedimentos cirúrgicos voltados à população encaminhada pelos sistemas de regulação. A programação do mutirão no HU-UFMA contemplará atendimentos em diversas especialidades, reforçando o papel estratégico do hospital no cuidado especializado e de alta complexidade no Maranhão.

 Os atendimentos seguirão a ordem de agendamento e serão destinados exclusivamente a usuários encaminhados pela regulação do SUS e pela regulação interna do HU-UFMA, sem oferta para demanda espontânea. A iniciativa reafirma o compromisso da instituição em contribuir para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e em ampliar o acesso aos serviços especializados.

 Iniciativa

O Dia “E” integra o projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). A ação tem como objetivo ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos, contribuindo diretamente para a redução das filas do SUS.

 Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula em parceria com o Ministério da Saúde (MS), o projeto mobiliza os hospitais universitários federais da Rede Ebserh em mutirões, turnos extras e participação ativa de residentes e estudantes. A iniciativa reforça o compromisso da Estatal com a formação profissional, a assistência humanizada e as necessidades reais da população brasileira.

 Dados nacionais dos últimos Mutirões

Na segunda edição, realizada em 13 de setembro, foram realizados nacionalmente 34.290 procedimentos em pacientes que aguardavam nas filas da regulação. O número de atendimentos superou em 15% a expectativa de 29 mil procedimentos para a ação. Ao todo, foram realizadas 1.666 cirurgias, 4.043 consultas e 28.581 exames e procedimentos.

 Esse valor representa um aumento de 175% nos procedimentos realizados na primeira edição do mutirão, em 5 de julho, em que foram ofertados mais de 7,9 mil exames, 1,3 mil consultas e 1,1 mil cirurgias, somando cerca de 10,3 mil procedimentos assistenciais em todo o país.

 Dados do Maranhão

No Maranhão, o HU-UFMA realizou o número total de 3.920 exames/procedimentos de imagem e 146 cirurgias na segunda edição, superando a primeira edição do mutirão de 2025, realizado em 05 de julho, quando foram totalizados 2.471 atendimentos. Sendo o hospital da Rede Ebserh que mais realizou atendimentos nas últimas edições.

 Sobre a EBSERH

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima