HU-UFMA recebe equipe da Ebserh em agenda estratégica com foco em regulação e assistência

Encontros com gestores federais, estaduais e municipais discutiram transplantes, renovação contratual e melhorias na assistência hospitalar

A visita institucional representou uma oportunidade de alinhamento técnico e troca de experiências

São Luís-MA – A equipe de governança do Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nos dias 29 e 30 de julho, a equipe técnica da Regulação da Ebserh Sede, composta pela coordenadora de Gestão da Clínica, June Barreiros Freire, e pelo chefe do Serviço de Contratualização Hospitalar, Fábio Landim.

A visita institucional representou uma oportunidade de alinhamento técnico, troca de experiências e fortalecimento das diretrizes voltadas à qualificação da gestão hospitalar, com foco na regulação do cuidado e na melhoria contínua dos serviços assistenciais.

A programação contou com reuniões técnicas que envolveram gestores do Sistema Nacional de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e da Central Estadual de Transplantes. Os encontros reforçaram o compromisso conjunto com o planejamento integrado, o fortalecimento da Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e o aprimoramento do acesso e da qualidade da assistência à população.

Presença da equipe da Ebserh fortaleceu as diretrizes voltadas à qualificação da gestão hospitalar, com foco na regulação do cuidado e na melhoria contínua dos serviços assistenciais

Durante a visita, a equipe conheceu in loco a estrutura do Núcleo de Regulação Interna do HU-UFMA e diversos outros setores do hospital. As reuniões foram realizadas no auditório de videoconferência e no auditório vermelho da unidade.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, destacou a importância do momento para o planejamento e a revisão de processos de trabalho. “Foi uma chance importante para alinharmos expectativas, compreendermos as demandas e reforçarmos o papel do hospital dentro do sistema. Entre os temas discutidos, destacam-se os transplantes e a renovação do convênio com o SUS”, pontuou.

A coordenadora de Gestão da Clínica, June Barreiros Freire, complementou que esses momentos de diálogos são fundamentais. “Essa visita foi extremamente produtiva. O hospital tem um papel fundamental como unidade de alta complexidade, e foi muito valioso ver de perto o envolvimento e o entendimento da equipe sobre a lógica da gestão hospitalar. As duas reuniões realizadas com os gestores estadual e municipal foram estratégicas”.

A programação contou com reuniões técnicas que envolveram gestores do Sistema Nacional de Transplantes, da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES), da Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e da Central Estadual de Transplantes

June acrescentou ainda que estar presencialmente nas unidades hospitalares faz toda a diferença. “Saio daqui com um entendimento mais claro e próximo do trabalho das equipes, da integração entre ensino, pesquisa e assistência. E também com a certeza de que temos várias pautas importantes para continuar apoiando, debatendo e acompanhando. Saio encantada com o que vi”, concluiu.  

Participaram da programação, ainda, a coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, Patrícia Gonçalves Freire dos Santos (por videoconferência); o secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes; o coordenador da Central de Transplantes do Maranhão, Hiago Sousa; a superintendente de Controle, Avaliação e Auditoria da Semus, Tayara Pereira; além de demais representantes das secretarias e da equipe do HU-UFMA.

Os encontros reforçaram o compromisso conjunto com o planejamento integrado, o fortalecimento do SUS e o aprimoramento do acesso e da qualidade da assistência à população

Sobre a Ebserh


O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima