Vistoria técnica foi realizada em trechos estratégicos da Transnordestina em São Luís, em Rosário e em Pirapemas

Técnicos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Ribeirão Preto (SP) realizaram fiscalização preventiva em trechos estratégicos da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL), no Maranhão. A vistoria fez parte do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) e contou com a participação de equipes do Núcleo de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) do Maranhão e de Mato Grosso e do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac).
A prevenção de acidentes com potencial impacto ambiental é um dos focos das atividades realizadas pelo Ibama no âmbito do Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa). Diante disso, as equipes do. Núcleos de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais (Nupaem) do Maranhão e de Mato Grosso e do Centro Nacional de Emergências Ambientais e Climáticas (Ceneac) fiscalizaram preventivamente trechos estratégicos da Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) em três municípios maranhense.
Durante a vistoria, as equipes percorreram estações ferroviárias e pontos sensíveis da ferrovia, incluindo São Luís, Rosário e Pirapemas, em conjunto com profissionais da própria FTL. O objetivo principal foi avaliar as condições da via permanente, identificar possíveis riscos de acidentes e reforçar a prevenção em áreas ambientalmente sensíveis.

Agentes do Ibama fizeram a checagem dos documentos fundamentais, como situação no Cadastro Técnico Federal (CTF), licenças ambientais e planos de emergência e vistoriaram pátios ferroviários e locais estratégicos, como postos de abastecimento e áreas de captação de água. Além disso, foram verificadas as Unidades de Atendimento à Emergência, a fim de avaliar capacidades de resposta, recursos materiais e humanos, condições de armazenamento e equipamentos para atuação em acidentes.
A iniciativa reforça a atuação preventiva do Ibama na fiscalização de empreendimentos de infraestrutura com potencial impacto ambiental, consolidando o compromisso do órgão com a proteção e a segurança de áreas sensíveis ao longo da ferrovia.