
A Rua do Retiro, localizada no Jardim Eldorado, bairro vizinho ao Turu, e que também dá acesso à Rua do Aririzal, está cortada e praticamente intrafegável há vários meses. O estado precário da via representa risco à comunidade, pois dificulta o tráfego de veículos e a locomoção de pedestres, que vivem a todo instante sob a ameaça de ataques de criminosos.
O problema é tão sério que prejudica até o transporte público. A Rua do Retiro faz parte do itinerário da linha de ônibus Recanto Fialho, muito utilizada por moradores e por pessoas que trabalham em empresas, em órgãos públicos situados na região e em residências, como empregados domésticos e prestadores de serviços diversos.
Até mesmo servidores lotados na Residência Oficial do Vice-Governador, localizada no Jardim Eldorado, são afetados pelo transtorno e passaram a evitar a linha Recanto Fialho. Profissionais de saúde e pacientes do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), que funciona no mesmo bairro, também têm a mobilidade comprometida pela falta de manutenção da Rua do Retiro.
As condições deploráveis da via também favorecem a criminalidade. Condutores de veículos ficam amedrontados ao passar no trecho, principalmente à noite, pois o risco de se deparar com bandidos à espreita é elevado. Pedestres também ficam expostos a abordagens violentas e ao perigo de quedas.