Juiz e escritor Osmar Gomes toma posse como presidente da Academia Ludovicense de Letras, hoje (5), no Fórum Sarney Costa, no Calhau

Nova administração, composta pela diretoria e conselho fiscal da entidade – também toma posse. Uma das prioridades será levar o saber e a produção literária da entidade à toda sociedade ludovicense e maranhense

O escritor e juiz de Direito, Osmar Gomes, presidirá a entidade

A Academia Ludovicense de Letras (ALL) – Casa de Maria Firmina dos Reis, empossa, hoje (5), em cerimônia festiva, a Nova Diretoria e o Conselho Fiscal, para o biênio 2026–2027. O evento acontece no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, no bairro Calhau, a partir das 18h, e marcará, também, a abertura oficial do ano acadêmico.

Presidirá a entidade, o escritor e juiz de Direito, Osmar Gomes, tendo como vice-presidente odontólogo e poeta Roberto Franklin, eleitos por unanimidade no último mês de novembro. A nova diretoria e o Conselho Fiscal estarão à frente das atividades da ALL nos anos 2026 e 2027.

A solenidade terá as presenças confirmadas de membros de academias de letras, poetas, escritores, entidades culturais e religiosas, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, OAB, público em geral, entre outros convidados.

Este ano, a Academia Ludovicense de Letras completa 13 anos de fundação. O programa de gestão da nova diretoria tem como eixos fortalecer e ampliar a produção literária local e regional; estimular o acesso à leitura, especialmente entre jovens; fomentar a cultura maranhense em toda sua diversidade; promover atividades formativas, criativas e críticas por meio da literatura e das artes; garantir sustentabilidade institucional e ampliar parcerias.

Para o presidente, a ALL precisa estar cada vez mais próxima da população e conectada aos setores que movimentam o conhecimento e a cultura, como escolas, universidades e espaços culturais, bem como dialogar com os poderes e entidades para ampliar a atuação da Casa no desenvolvimento intelectual e social de São Luís.

Outra meta é expandir pontes culturais para além das fronteiras maranhenses. O plano prevê intercâmbio cultural com países de língua portuguesa e nações historicamente ligadas a São Luís, como Portugal, Espanha, França e Inglaterra.

Diretoria da Academia Ludovicense de Letras (Biênio 2026-2027)

Chapa “Páginas Abertas”
Presidente: Osmar Gomes
Vice-presidente: Roberto Franklin
Secretário-geral: Vinicius Bogea
1º secretário: Francisco Batalha
2º secretário: Mirian Angelim
1º tesoureiro: André González
2º tesoureiro: Vavá Melo
Conselho Fiscal: Sanatiel Pereira, Daniel Blume e Ceres Fernandes
Suplentes: Jucey Santana, Dilercy Aragão Adler e Agenor Almeida

Sobre Osmar Gomes – Magistrado, escritor e cronista, nascido em Cajari (MA), 63 anos, Osmar Gomes é imortal na ALL desde a sua fundação. Ocupante da cadeira décima quarta, autor de dezenas de livros, poesias, poemas, artigos literários e científicos, já participou de diversos eventos literários e jurídicos, nacionais e internacionais, recebeu premiações importantes em bienais do livro em São Paulo e Rio de Janeiro.

História da ALL – Fundada em 10 de agosto de 2013, a Academia Ludovicense de Letras (ALL) – Casa de Maria Firmina dos Reis possui, atualmente, 40 membros, entre confrades e confreiras, representando diferentes gerações e expressões literárias.

A instituição foi criada para homenagear escritores nascidos em São Luís, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e outras entidades culturais. Teve como presidentes, Roque Pires Macatrão, Dilercy Aragão Adler, Antonio Noberto, Daniel Blume, Jucey Santana e Sanatiel Jesus Pereira. Sua história está ligada ao contexto das comemorações dos 400 anos da fundação de São Luís e à preservação da memória cultural da capital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima