
A empresa sul-coreana Innospace comunicou à Força Aérea Brasileira (FAB) e à Agência Espacial Brasileira (AEB) que, por questões técnicas, não será possível prosseguir nesta sexta-feira (19/12) na tentativa de lançamento do foguete HANBIT-Nano a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão (MA).
De acordo com a empresa, haverá necessidade de inspeção técnica no funcionamento da válvula utilizada para o abastecimento do tanque de metano líquido do segundo estágio. Nova tentativa, dentro da janela de lançamento, que se estende até 22 de dezembro, será definida entre a empresa Innospace, FAB e AEB.
A Força Aérea Brasileira ressalta que mantém suas infraestruturas, sistemas e equipes técnicas plenamente operacionais, garantindo todo o suporte necessário para a realização do lançamento, em coordenação com os demais órgãos envolvidos.
Confira, a seguir, a nota da empresa Innospace:
[Atualização de Lançamento] “Tentativa de lançamento de hoje suspensa… Nova tentativa dentro do período de janela de lançamento”
O veículo de lançamento ‘Hanbit-Nano’ requer inspeções técnicas, suspendendo a tentativa de lançamento de hoje (20, 21h30).
Motivo: Necessidade de inspeção técnica no funcionamento da válvula utilizada para o abastecimento do tanque de metano líquido do segundo estágio.
A nova data de lançamento, dentro do período de janela, será definida após consulta à Força Aérea Brasileira.