Testes ocorrem em São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do Vale. Ferramenta entrará em operação no Nordeste a partir de 18 de junho

Brasília (DF) – Para apresentar o funcionamento da nova ferramenta de alertas da Defesa Civil Nacional, o Defesa Civil Alerta (DCA), será enviada uma demonstração neste sábado (14), a partir das 12h, para as cidades de São Luís, Imperatriz, Paço do Lumiar e Trizidela do Vale, no Maranhão. A ferramenta entrará em operação em toda a região Nordeste a partir do dia 18 de junho.
A demonstração será acionada de Brasília e contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro Waldez Góes, que autorizarão o envio dos alertas. As mensagens serão disparadas com intervalo de um minuto entre cada uma, alcançando 36 municípios da região.
O DCA utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho. O alerta é recebido mesmo que o celular esteja em modo silencioso. Pessoas localizadas na área de risco, que possuam celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G, receberão o DCA sem necessidade de cadastro prévio.
Experiência no Sul e Sudeste
Em agosto de 2024, o Defesa Civil Alerta foi testado em 11 municípios brasileiros durante 30 dias. A primeira etapa do projeto ocorreu com o lançamento da ferramenta nas regiões Sul e Sudeste, considerando o início do período chuvoso em novembro, quando os sistemas de alerta são amplamente exigidos.
A implantação foi facilitada porque essas regiões participaram do projeto-piloto. As equipes de Defesa Civil também já haviam recebido treinamento prévio para o uso adequado da ferramenta. Após a capacitação de agentes e a implementação da ferramenta, o Defesa Civil Alerta fica sob a responsabilidade direta das Defesas Civis estaduais, que definem o conteúdo e o momento do envio das mensagens emergenciais.
SERVIÇO
Demonstração do Defesa Civil Alerta no Maranhão
Data: 14 de junho de 2025 (sábado)
Horário: 12h
Transmissão ao vivo: Canal do MIDR no YouTube – youtube.com/@midregional