MA Beach Film Festival promove o cinema no litoral maranhense

Evento, que está em sua 3ª Edição acontece entre os dias 30 de outubro e 6 de novembro, em Tutóia, com mostras competitivas, exibição de filmes, palestras, oficinas e experiência

A cidade de Tutóia (MA), entre os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba, vai sediar, de 31 de outubro a 6 de novembro, o MA Beach Film Festival, evento internacional que promete transformar o litoral maranhense em palco de encontros entre o cinema, a ciência e a espiritualidade. Ao longo de sete dias, o festival vai reunir uma programação gratuita e diversa, com exibições de filmes nacionais e internacionais, nos formatos de curta e longa-metragem, animações, ficção e documentários, além de atividades formativas, ações culturais ao ar livre, teatro, experiências astronômicas nas dunas e um programa especial voltado ao ensino da língua espanhola e do cinema hispano-americano para jovens estudantes da rede pública local.

O evento conta com parcerias internacionais de peso, como os festivais Do Pão Film Festival e AVANCA Gigantes, de Portugal, e a tradicional Escuela Profesional de Cine y Artes Audiovisuales de Eliseo Subiela, da Argentina.

Entre a fé e a ciência: o tema da criação
A edição de 2025 propõe um diálogo entre a visão bíblica da criação do mundo e as teorias científicas sobre a origem da vida, explorando a força do cinema como ferramenta para provocar reflexões sobre o universo, a humanidade e a espiritualidade.

Entre os destaques da programação está a participação do astrônomo e artista visual Felipe Sérvulo, que ministra oficinas de arqueoastronomia, astrofotografia e produção de relógios solares com rochas, além de comandar observações noturnas do céu nas dunas.

A cientista e missionária Júlia Marques conduzirá a contação de história “O chamado de Abraão: a fé que une os povos”, uma experiência imersiva realizada à noite, na areia da praia, unindo narrativa bíblica, simbolismo das estrelas e objetos cenográficos.

O espetáculo teatral “Por que estamos aqui?” será apresentado pelo ator e diretor Kaú Carvalho, conduzindo o público a refletir sobre a criação do mundo sob perspectivas bíblica e científica, com base em episódios históricos que aproximam fé e conhecimento.

Já o espetáculo de encerramento “Distração”, da Cia teatral Nissi, conta a história de uma jovem, herdeira de uma fé viva, conduzida por cartas antigas numa jornada espiritual, mas um mestre em distrações surge para afastá-la de seu propósito eterno.

Planetário móvel

O Planetário Móvel do Governo do Maranhão marcará presença no festival, oferecendo uma experiência imersiva sobre o Sistema Solar. Vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um dos poucos do tipo em operação no estado.

Sessão Pão e Vinho e valorização da produção local

Com foco em networking e valorização do empreendedorismo local, a Sessão Pão e Vinho é voltada para profissionais do setor audiovisual, trade turístico e empresarial. A noite contará com degustação de pães artesanais produzidos por mulheres empreendedoras maranhenses, com apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SEDES), além de exposição de artesanato produzido por mulheres da cidade de Tutóia.
Educação, cultura e integração latino-americana
A juventude de Tutóia também será protagonista. O Programa Jovem Hispanofalante, em parceria com a escola argentina Eliseo Subiela, vai promover uma imersão em língua espanhola e cinema latino, com oficinas, exibições de filmes hispânicos e culminância durante o festival.

PROGRAMAÇÃO

Mostras e premiações
Cinco mostras competitivas darão visibilidade a produções locais, nacionais e internacionais com filmes de curta e longa-metragem brasileiros e internacionais, de ficção, documentário e animação. Paralela à competição, uma mostra exibirá filmes convidados de cineastas e festivais parceiros. Os vencedores das mostras competitivas serão premiados com o Troféu Pescador.

Painéis e oficinas para todos os públicos

Com foco em formação e capacitação, o festival oferecerá 13 painéis e oficinas, que vão desde roteiro, estética audiovisual e gestão financeira, até temas como astrofísica, design criativo, história da ciência, produção independente, marketing cultural, entre outros.

Entre os nomes confirmados estão o roteirista Dyego Fernandes, o pesquisador Patrício Câmara, a cineasta Milena Carvalho, além de artistas e educadores com atuação local e nacional.

Realização

O MA Beach Film Festival é uma realização da Ágape Filmes, produtora de cinema e projetos socioculturais com valores cristãos, que este ano conta com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Tutóia e de empresas locais. A Ágape Filmes atua em todo o território nacional e busca refletir o amor de Cristo por meio da arte, promovendo transformação sociocultural e educativa com alcance internacional.

SERVIÇO

MA Beach Film Festival – 3ª Edição
Tutóia–MA
31 de outubro a 6 de novembro de 2025
Programação gratuita
www.mabeachfilm.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima