Do site Brasil 247
Situações que despertam debate sobre intervenção no Estado também ocorrem em outras regiões do País; crime organizado já incendiou ônibus em São Paulo, mas governador paulista Geraldo Alckmin recusou ajuda federal para superar crise; Comissão de Direitos Humanos da OEA determina que governo do Rio Grande do Sul reforme Presídio Central de Porto Alegre, considerado o pior do Brasil, assim como ONU pede investigação sobre Complexo de Pedrinhas; PIB do Maranhão teve o maior crescimento da região Nordeste, segundo o IBGE; salto de 10% colocou o Estado como a 16ª economia do País, mas convencionou-se tratá-lo como o mais pobre entre as 27 unidades da Federação; apenas detonar a governadora Roseana e o ex-presidente Sarney encerra o problema?
8 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 13:33
247 – Envolvido em uma crise no setor de segurança, o Maranhão é costumeiramente chamado de Estado mais pobre e mais atrasado do Brasil. O problema é que isso não é verdade. Segundo o último levantamento do IBGE a respeito do crescimento dos PIBs dos Estados, o Maranhão teve um crescimento de 10% em sua economia entre 2011 e 2012, o que o coloca como campeão de crescimento na região Nordeste. Com uma produção de riquezas estimada em R$ 52 bilhões, o Maranhão é, atualmente, a 16ª maior economia do País, bem distante do último colocado, Roraima, cujo PIB está em R$ 6,9 bilhões (tabela abaixo). No quesito PIB per capita, o menor entre todos é o do Piauí.
Antes do salto de 10%, o Maranhão já havia crescido 8,7% entre 2010 e 2011, ficando em segundo lugar entre os Estados que mais cresceram na região Nordeste.
Neste momento, o Maranhão vai sendo apontado como o símbolo pronto e acabado do caos no setor de segurança pública, mas esse privilégio às avessas nem de longe é uma exclusividade. Assim como a ONU, agora, quer uma investigação rigorosa sobre as condições do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, a Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA) exige providência imediatas do governo do Rio Grande do Sul em relação ao Presídio Central de Porto Alegre, que já foi considerado o pior do Brasil.
Em matéria de condições carcerárias, de resto, o País como um todo não tem nenhum motivo para se orgulhar.
A tática de queimar ônibus para criar uma situação de insegurança entre a população, infelizmente, também não é utilizada pelo crime organizado apenas no Maranhão. São Paulo, o Estado mais rico da Federação, vive rotineiramente essa realidade. Neste ano, a capital paulista já teve quatro coletivos incendiados em bairros da periferia.
No ano passado, o PCC, nascido nas cadeias paulistas e hoje com presença nacional, promoveu queimas em série no ano passado em São Paulo, combinadas com ataques a postos da Polícia Militar. A situação levou o governo federal a oferecer ajuda ao governo paulista na forma de tropas da Força Nacional de Segurança, mas o governador Geraldo Alckmin recusou a oferta e buscou por seu próprios meios resolver a situação. Não houve nenhuma cogitação de intervenção federal em São Paulo.
No Maranhão, ao contrário, situações semelhantes às vividas pelo Rio Grande do Sul e São Paulo servem para se levantar a hipótese da intervenção. A diferença está, sabe-se, no sobrenome da sua governadora.
Extremamente ligada ao pai, o ex-presidente José Sarney, Roseana Sarney enfrenta hoje um quadro tão complexo quanto o enfrentado por muitos de seus colegas governadores. Mas o peso da marca Sarney faz dela um alvo permanente que, agora, a rebaixa à condição de Judas da vez.
Assim como fez Alckmin no ano passado, Roseana, agora, também procura reforçar, com os meios do Estado, o setor de segurança. Neste sentido, seu governo anunciou prisões entre os líderes da rebelião de Pedrinhas e operou transferências de presos para cadeias federais. A exemplo de Tarso Genro, no Sul, em relação ao presídio de Porto Alegre, também interessa a ela uma investigação em Pedrinhas, para que as condições melhorem e as mortes bárbaras cessem.
Mais do que um espetáculo de achincalhe público, a crise do Maranhão, por complexa, demanda uma nova reflexão com base em dados objetivos e não a aplicação de uma revanche.
20 comentários em “Malhar os Sarney resolve crise no Maranhão?”
ola daniel voce ja viu o que deu no g1 essa materia ai no link.http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2014/01/no-maranhao-governo-licita-lista-de-alimentos-de-r-1-milhao-para-2014.html. o povo do maranhão ja esta cansado da dominação dessa familia no maranhão agente que mudança eu acho que ja ta na hora de ver uma alternancia no comando do estado.
coitada da Roseana ta sendo perseguida….então explica a devolução do dinheiro que veio do governo federal para a construção de presidio e ela devolveu
Não é bem assim caro Jornalista. Lembre-se que o nome de Edvaldo Holanda esteve sempre ligado ao nome de Flávio Dino e no seu mandato que também é ineficiente sempre a Mirante publicou fatos em que a prefeitura não fazia nada com relação a creches, infraestrutura e até hoje ouço nos noticiários da Mirante a ineficiência da prefeitura de São Luis. Porque o sistema Mirante não retratou antes a situação do Sistema penitenciário do Estado e de outras áreas que deixam a desejar e só diziam que a prefeitura e que não faz? Para que a crise no Maranhão seja resolvida caro jornalista será necessário que vcs(jornalistas), que passam e buscam a informação, sejam mais imparciais e retratem tudo que está acontecendo de fato de errado . Pois quando se cobra se faz e quando não se cobra(se manipula), a tendência é aumentar uma crise já instalada.
Você trabalha para a família Daniel é claro que vai defendê-la! Pelo amor de Deus são mais de 40 anos de atraso!!! Culpa dessa oligarquia que enriqueceu as custas do povo do estado. Tudo isso é culpa da família SARNEY!!!
toma vergonha… o povo do maranhao eh buurro pra caralyo..
Fala sério, Daniel. Você é cego ou acha que o atraso do Maranhão em diversos aspectos sociais é resultado do governo de Jackson Lago, por exemplo? Há quanto tempo a família Sarney manda e desmanda no Maranhão? O Coronel até hoje, quando defende sua oligarquia, lembra das “estradas que abriu” no Maranhão. É só isso que merecemos? Até quando elencar coisas de um passado longínquo vai justificar tudo que fizeram de ruim para o estado? Por conta das armações políticas, nunca pudemos acompanhar o avanço visto nos outros estados. Sempre estamos atrás de todos, dando como “inovação” coisas que já são realidade em outros estados. Nada aqui é feito pensando no futuro da população. Sempre existe uma razão pessoal para que algo aconteça (a estrada de acesso a Barreirinhas é um exemplo disso, não acha?). Somo tratado como província dessa família há mais de 40 anos. Devemos culpar quem? espero que publique e não use o pretexto da “moderação” para deletar meu comentário.
Privatizando o sistema é que a GOVERNADORA vai resolver o problema da ressocilização do SETOR ?VC já verificou quanto vale contrato da VTI e da ATLÂNTICA?
A pior profissão do mundo é a puxa saco, lambe botas. Quem defende safados , banditos e corruptos como voce esta fazendo porque faz parte da mesma escória de lixo.Nem pra recliclagem essa gente serve, são lixos mesmo!!!
Resposta: você é um idiota, imbecil e seu comentário é insignificante pra mim. Faço meu trabalho com consciência e dignamente.
Hum, ficou bravinho. Faz com a consciência de que tá mentindo pra garantir a sua boquinha, né?
Hum, ficou bravinho. Faz com a consciência de que tá mentindo pra garantir a sua boquinha, né?
Já li pelos menos 12 articulistas de renome nacional discorrerem sobre o problema da segurança no MA e todos, repito, TODOS culpam(com argumentos irrefutáveis) a nobre famiglia… só mesmo quem trabalha pra “eles” e ganha dinheiro, pra defender…muita cara de pau!…ainda vem a governadora dizer em uma entrevista semana passada que o MA tá estruturado…só se for o crime…!!!…continue ganhando seu dinheiro, “jornalista”, vc merece…
Eu fico bestificado com certas atitudes de alguns pseudo-jornalistas, sinceramente! O nobre blogueiro insiste em defender o indefensável. E mais. Ainda fica furioso com alguns comentários (JOÃO SOUZA, acima). Ora, meu caro blogueiro, sua atitude, isso sim, é o que o faz um idiota, imbecil, porquanto você usa da palavra para puxar saco de uma família de larápios, travestidos de políticos, ou melhor, politiqueiros. Lembre-se que o meio de comunicação ao qual voce pertence insiste em MALHAR, também, todos os prefeitos que governaram São Luís, colocando neles toda a culpa das mazelas da cidade. Será que isso ADIANTA, também? Portanto, larga de defender essa família, que ela é INDEFENSÁVEL!!!!!!!!!!!!!!
esse aí tá chupando patinha de caranguejo
Essa família se mantém no poder, a anos, porque “loteou” o nosso Estado e com isso tem dinheiro para pagar jornalistas da sua categoria.
Será que só vc meu caro Daniel não vê a verdade escancarada ou vc está. se vendendo por uns dois miseráveis kg de lagosta fresca. (Seu “jornalista“)(zinho).
Vou passar no portinho e comprar meio kg de sarnambi pra vc pra dar uma puchadinha no meu saco.
tu e um palhaço da mirante tenha e vergonha na cara e para de defender essa familia ….
Mas o que me deixa puto é que falam tanto de familia sarney que estão 300 anos no poder e o importante que é tira-los de lá, ninguem faz. Em outubro façam suas partes. Continuem votando neles e venham para as redes sociais encher saco com esse discurso clichè.
Melhor forma é votando contra o grã sarney em outubro,talvez muda este jornalista puxa saco, medroso e babão.
Aprende outra profissão ‘oh jarnaleco’ porque essa ta furada pra tu.
O Booi Brasil oferece um ambiente de jogo seguro, com regras claras e um sistema de pagamentos eficiente. Os jogos são bem desenvolvidos, e o site é fácil de usar. A navegação é intuitiva e as informações são transparentes https://booi-cassino.com.br/