
Com 4.380 mortes causadas por complicações da Covid-19 até a tarde desse domingo (13), o Maranhão concentra cerca de 10,2% dos óbitos provocados pela doença no Nordeste. O estado ocupa a quarta posição em número de pacientes que sucumbiram ao novo coronavírus na região. Os dados foram calculados por este blog com base na mais recente parcial da pandemia no Brasil divulgada pelo Ministério da Saúde.
No total, os nove estados do Nordeste contabilizam, juntos, 42.990 mortes por Covid-19 até o momento. No ranking regional da letalidade, o Maranhão ocupa a quarta posição, atrás apenas do Ceará, Pernambuco e Bahia, nessa ordem.
Com 197.056 casos confirmados, segundo o relatório, o Maranhão também está na quarta colocação nesse quesito entre os estados nordestinos, com número menor de infectados apenas do que Bahia, Ceará e Pernambuco e à frente da Paraíba, Piauí, Sergipe e Alagoas.
Proporção
Os dados indicam que a cada 44 pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Maranhão, uma morre. A taxa de letalidade está abaixo da média nacional, de um óbito a cada 38 infectados. Ainda assim, o cenário é preocupante e requer intervenção efetiva e precisa das autoridades, não postagens em redes sociais propagandeando uma suposta estabilidade, que jamais pode ser confundida com normalidade.
Abaixo, os dados atualizados da pandemia de Covid-19 no Brasil, com os números do Maranhão:
