Maranhão mostra experiências turísticas inovadoras no Salão de Turismo em São Paulo-SP

Com apoio do Sebrae e da Setur-MA, empreendedores do Maranhão participam do Salão em ações de promoção de roteiros e apresentação de experiências inovadoras para conquistar mercado e ampliar oferta turística

Comitiva do Maranhão participa da edição 2025 do Salão Nacional de Turismo (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Diversidade e inovação, com a apresentação de cases de experiências turísticas inovadoras, e dando ênfase para a articulação entre produção e turismo, artesanato, cultura e sustentabilidade, o Maranhão se destacou no Salão Nacional do Turismo.

Promovido pelo Ministério do Turismo em São Paulo, entre os dias 21 e 23 de agosto, o evento se consolidou como um grande hub de negócios, cultura e experiências turísticas, ao reunir destinos de todas as regiões do Brasil, tendo o Sebrae Nacional como correalizador.

Considerado uma das maiores vitrines do setor no país, o Salão Nacional teve parceria do Sistema S (Sebrae, Sesc e Senac), tendo como tema central a “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”.  Além disso,  consagrou-se como estratégia de mobilização, fortalecimento, promoção e comercialização de roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo e também esteve alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027.

Missão Maranhense – A missão, organizada pelo Sebrae, contou com a participação de cinco pessoas, com ênfase para empreendedores de agências de receptivo de São Luís e do Polo Chapada das Mesas, lideranças comunitárias e de Instâncias de Governança, como o Polo Floresta dos Guarás, e de uma artesã de Tutóia, que tiveram acesso a boas oportunidades de negócios e o networking.

Este ano, estiveram no Salão destinos de todas as regiões do Brasil, representações dos 27 estados e Distrito Federal, 38 expositores e 652 empresas como operadores de viagem, companhias aéreas, redes hoteleiras e empreendedores locais e regionais. 

Com presença recorde (perto de 50 mil participantes), empresários, gestores, técnicos e profissionais aproveitaram o Salão também como espaço de aprendizado e conexões, focando na integração entre os mercados nacionais e na sinergia com o mercado internacional. Além disso, os participantes também puderam fechar negócios e programar suas próximas viagens em ações de vendas realizadas dentro do Feirão do Turismo, que trouxe várias ofertas com opções de passeios, hospedagens e pacotes turísticos, muitos deles com descontos de até 30%.

Jamerson Lindoso, da Comunidade Bar da Hora, em Barreirinhas, apresenta experiências autênticas de um dia na vida da comunidade, em pitch apresentado no estande do Sebrae Nacional

A coordenadora estadual de Turismo e Cultura, Flávia Nadler, destaca a importância do evento, ressaltando que o Salão mobiliza todo o Brasil, focando todas as atividades econômicas dessa cadeia. “Nossa presença estratégica neste grande encontro do trade turístico nacional trouxe contato com os mercados emissores principais e estratégicos do nosso país, solidificando sua posição como um destino turístico competitivo e inclusivo. O Sebrae, esse grande parceiro do turismo e do artesanato, oportunizou aos pequenos negócios a divulgação de seus negócios e das experiências turísticas de vários polos, mostrando novidades que temos para oferecer em matéria de turismo de lazer, afroturismo, turismo de base comunitária. Além do nosso artesanato, por meio da Fibra de Curitiba e da renda de bilro, que traduzem muito os nossos bens culturais”, disse ela.

“Esse grande encontro permite vender o Brasil para os brasileiros, além de discutirmos tendências e temáticas importantes sobre o ordenamento da atividade turística no nosso país”, completou a coordenadora. 

Maranhão mostra experiências inovadoras e tem artesanato como destaque

O Maranhão esteve presente no Espaço Institucional do Sebrae Nacional, onde foram realizadas as apresentações de pitches dos produtos e roteiros de experiência, junto com outros destinos brasileiros e também na área destinada ao artesanato, com participação de uma artesã e mostra de produtos dos polos Lençois & Delta e São Luís. 

Nesse espaço, foram seis experiências turísticas do estado em destaque, revelando aspectos inovadores e a diversidade dos roteiros locais. As experiências mostradas foram: Turismo Regenerativo na Comunidade Ribeirinha Bar da Hora – Barreirinhas; Desperte os sentidos na Chapada das Mesas; De Rosário ao Munim: uma experiência no Paraíso das Águas; Trilha Sítio Paleontológico do Tangará Ecopark – Fortaleza dos Nogueiras.

Empreendedores do turismo fazem negócios no estande do Maranhão

No estande da Setur/MA, os empresários apresentaram serviços e produtos, em ações de promoção dos principais atrativos, focadas no fortalecimento da economia a partir do turismo e na mais ampla divulgação de destinos e roteiros estaduais, visando a atração de novos fluxos de visitantes, diversificação e ampliação da oferta turística. 

Além disso, a Taguatur Turismo, agência de viagens do Maranhão selecionada por edital do Ministério do Turismo, também esteve presente no Feirão Nacional de Turismo, atuando na comercialização de pacotes e roteiros turísticos do estado. 

Para Cristine Bretan, do Complexo Tangará Eco Park, o Salão abriu caminhos para divulgação e apresentação de um atrativo novo e de grande potencial, para o Brasil e o mundo. “Nos conectamos com o mercado e com outros empreendedores e pudemos avaliar as tendências e necessidades dos diversos mercados”, explicou ela. 

Jamerson Lindoso, da Comunidade Bar da Hora, ressaltou a presença. “Apresentamos experiências autênticas da minha comunidade e também um pouco da beleza natural destas e de muitas outras comunidades pouco conhecidas no entorno do Parque Nacional dos Lençois Maranhenses. Essas comunidades têm grande potencial. Mostramos o roteiro dos Quintais Produtivos, em que mostramos ao visitante o dia a dia de uma família de pescadores que moram nesse território. Essa experiência enfatiza o aproveitamento dos recursos naturais e vivências da comunidade, que são experiências muito desejadas pelos turistas”, disse ele.

E a artesã Jaqueline Reis Oliveira, da Associação Artes e Tramas de Tutóia, reforçou alguns resultados da participação.  “Mostrar o nosso trabalho com a fibra do buriti foi muito importante. É mais uma experiência que o Sebrae articula e que vai nos trazer retorno para mais encomendas, com mais lojistas conhecendo o nosso material. Uma experiência muito positiva que tive como artesã e como presidente da Associação, mostrando para o mundo o nosso produto de Tutóia”, frisou a artesã.

Formação da Rede Brasileira de Destinos Turísticos Inteligentes é um dos resultados do Salão

Destaques 2025 – Entre alguns destaques do Salão 2025, a apresentação de novas rotas e experiências, a articulação entre turismo cultural e social e forte presença do artesanato e das comunidades promocionais, o tradicional Feirão do Turismo, shows e atividades culturais, a realização de exposições e Rodadas de Negócios e amplos debates nas Câmaras Temáticas, com discussões e apresentação de soluções para aprimorar a gestão de negócios do setor, focando temas como segurança, inovação, sustentabilidade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima