O Maranhão foi a unidade da federação que registrou o maior número de apreensões de armas de fogo no 2º turno da eleição, junto com Minas Gerais. Os dados, referentes apenas ao domingo, 30 de outubro, dia da votação, são da Operação Eleições 2022, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com apoio de vários outros órgãos, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Em todo o país, foram apreendidas oito armas de fogo no último domingo, 30 de outubro, dia do 2º turno. Com três apreensões, o Maranhão concentrou quase 40% dessas ocorrências, contabilizando o mais alto índice de violações da norma imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que proibiu o porte de armas de fogo, mesmo por policiais fora de serviço, a uma distância inferior a 100 metros dos locais de votação.
Ao todo, o Maranhão registrou nove crimes eleitorais, que resultaram em quatro prisões, conforme o balanço da operação divulgado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública duas horas após o fim da votação. No estado, foram notificados um caso de compra de votos/corrupção eleitoral, um de boca de urna, duas tentativas de violação do sigilo do voto e um crime comum em local onde funcionava seção eleitoral.
Números gerais
Em todo o Brasil, a Operação Eleições 2022 registrou, até às 19h de domingo, 685 crimes eleitorais. Violação ou tentativa de violação do sigilo de voto foram 191 ocorrências e boca de urna, 129. Os valores apreendidos em dinheiro contabilizaram R$ 31,1 mil. Também foram registradas 178 prisões e nove ocorrências de compra de votos/corrupção eleitoral.
A operação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), em parceria com os 26 estados e o Distrito Federal. A força-tarefa contou com a participação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Polícia Federal (PF), Corpos de Bombeiros Militares, Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias Civil e Militar, Ministério da Defesa, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Confira abaixo os dados por estado: