
O handebol masculino é campeão dos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção, no Paraguai. Nessa sexta-feira (22), a seleção brasileira venceu a Argentina por 29 a 27 em jogaço na final. No segundo tempo, os brasileiros tiraram uma vantagem de cinco gols para confirmar a vitória. Um dos destaques da equipe na competição foi o ponta maranhense João Lindoso, de 20 anos.
Joao Vitor Sousa Lindoso nasceu em São Luís e é atleta do clube Pinheiros, de São Paulo, onde mora há alguns anos. Com 1,87m, ele une habilidade e força e é considerado uma das maiores promessas do handebol no Brasil. O maranhense já vestiu a camisa amarela em outras competições de base e, por seu bom desempenho, é nome presente em todas as convocações.
Pelo seu clube, o Pinheiros, um dos maiores do handebol nacional, o João Lindoso já conquistou títulos importantes, como o último Campeonato Brasileiro Júnior da modalidade. Na competição, foi eleito o melhor ponta direita.

Veja abaixo o momento em que João Lindoso recebe a medalha de ouro nos Jogos Panamericanos Júnior:
Final emocionante
A Argentina foi melhor na primeira parte da partida e deu sinais de que encaminharia uma vitória tranquila. A vantagem de 14 a 11 no intervalo chegou a aumentar para cinco gols no início da segunda etapa. No entanto, o Brasil reagiu no jogo, buscou o empate e abriu quatro bolas de diferença perto dos minutos finais.
Contudo, os argentinos buscaram o empate faltando menos de 10 minutos para o fim e conseguiram a revirada em seguida. Quando a derrota parecia real outra vez, os brasileiros reagiram novamente e dominaram os cinco minutos finais para confirmar a medalha de ouro.
Mikael Cândido foi o artilheiro da partida e deixou a quadra com nove gols marcados. Vinicius Bertoldo marcou cinco gols, enquanto Lucas Silva e Vinicius Perin fizeram quatro cada um. Debaixo das traves, Gabriel Silva teve 36% de aproveitamento nas defesas em 39 chutes ao gol brasileiro.
Veja o momento em que a seleção brasileira sobe ao pódio: