Formato inusitado, cores vibrantes e atenção aos detalhes garantiram à Paladino Chocolates o primeiro lugar da categoria Design Gráfico – Alimentos Doces

Cores vibrantes, expressas em um mosaico natalino, ganham vida no formato inusitado do panetone da Paladino Chocolates, o Palattone. Inspirada em enfeites natalinos, a embalagem arredondada do produto faz referência às clássicas bolas que adornam as árvores da época festiva, destacando-se por sua sofisticação e estética marcante. Apostando nesse diferencial, a marca maranhense conquistou o primeiro lugar no Prêmio ABRE 2025, na categoria Design Gráfico – Alimentos Doces, considerada a principal competição de embalagem do Brasil.
O projeto contou com o apoio do Sebraetec, que conectou a agência de design Quadrante Group à Paladino Chocolates para criar a identidade visual da embalagem premiada. A proprietária da marca, Ceiça Pinheiro, conta que decidiu investir no design do Palattone ao perceber a necessidade de fortalecer a presença da Paladino no período natalino e, principalmente, atribuir mais elegância aos produtos comercializados. A partir disso, ela teve a ideia de criar uma embalagem que remetesse a um presente de Natal, despertando o imaginário dos clientes nessa época marcada por memórias e gestos de carinho.
“Eu sabia que precisava de um diferencial, especialmente porque a marca ainda não era tão reconhecida no período do Natal. Eu queria que o cliente passasse pelo produto, olhasse e pensasse: ‘que embalagem linda!’. Foi então que imaginei o formato de bola com alça, como se fosse um presente, algo que chamasse atenção e transmitisse encantamento”, disse Ceiça.
O CEO da Quadrante Group, Júnior Ramos, detalha que o design do Palattone foi construído com critério e atenção aos detalhes. “Cada face da bola é um quadrado, e fomos criando um mosaico a partir disso. Definimos o acabamento, a estampa que trouxe sofisticação à embalagem e a espessura do cordão. Escolhemos cores vibrantes e natalinas, que agregassem valor ao produto”, destacou Ramos.
Contudo, a sofisticação não se traduz apenas na embalagem, mas também no produto. Para garantir um sabor refinado ao Palattone, Ceiça adicionou ingredientes nobres à receita, que passou a ser inspirada nos panetones italianos. “Fiz um curso de panetones artesanais em Fortaleza, que trouxe um grande diferencial para o produto. O Palattone tem uma cobertura inspirada nos panetones italianos, feita com farinha de amêndoas, decorada com lâminas de amêndoas e açúcar de confeiteiro”, acrescentou a empreendedora.
De mãe para filha
A trajetória da Paladino até a conquista do Prêmio ABRE 2025 começou com uma figura que Ceiça descreve como “visionária” e “corajosa”: sua mãe, Maria de Lourdes. Apaixonada pelo universo do chocolate, Maria incentivou Ceiça e sua irmã a aprenderem a fazer ovos de chocolate em um curso na capital maranhense, na década de 1990. Em seguida, vendo os aprendizados adquiridos pelas filhas, Maria decidiu que elas deveriam ministrar cursos no interior do estado.

“Fomos primeiro para Santa Inês e depois para Zé Doca. Lá, meu tio divulgou os cursos com carros de som, e as aulas seriam realizadas na paróquia. Quando o dia chegou, o local estava lotado de mulheres interessadas. Todas ficaram encantadas com o processo de produção dos ovos de Páscoa. Foi um sucesso”, narrou Ceiça.
Posteriormente, após uma pausa na produção dos doces, Maria resolveu retomar o negócio diante de dificuldades financeiras e, junto com a filha, passou a fazer ovos de páscoa em casa. As vendas foram um sucesso, mas os desafios para empreender na época fizeram com que a atividade fosse interrompida novamente. Em 2010, quando Ceiça trabalhava como gerente administrativa e financeira em uma concessionária, Maria voltou a persistir em sua paixão e convidou a filha para recomeçar o negócio, dessa vez de forma mais estruturada.
“Fui fazer faculdade e seguir minha carreira, mas, em 2010, minha mãe me disse que queria recomeçar o negócio. Naquele tempo, eu trabalhava como gerente administrativa e financeira em uma concessionária. Ela abriu o CNPJ, e, na Páscoa daquele ano, vendemos uma tonelada de ovos. Foi quando decidi sair do emprego e investir de vez no empreendimento”, acrescentou.
Com as vendas crescendo a cada ano, passando de uma tonelada de chocolates para seis em 2012, Ceiça procurou um especialista para estruturar a área comercial e mudar a identidade do negócio. E assim nasceu a marca Paladino.
“Com o nascimento da Paladino, veio uma grande transformação. Até 2016, trabalhávamos de forma sazonal, apenas com ovos de Páscoa. Depois vieram as trufas, e passamos a atuar o ano inteiro. Hoje, estamos há sete anos consecutivos como fornecedores número um de Páscoa da maior rede varejista do Maranhão. Ganhamos reconhecimento de marca e ampliamos nosso mix de produtos”, completou a empreendedora.
Pouco tempo depois, Ceiça buscou o Sebrae para um rebranding da marca, por meio do Sebraetec. “Com o rebranding, a marca se fortaleceu ainda mais. Hoje, trabalhamos com ovos de Páscoa, panetones, trufas, brownies e, em breve, vamos lançar os alfajores. Além disso, atualmente, a Paladino alcança uma produção de 40 toneladas de chocolate durante a páscoa”, afirmou.
O analista de negócios do Sebrae Maranhão, Wallison Ferreira, detalha que, desde 2023, a Paladino tem implementado soluções como comunicação visual e design de embalagem, que, juntamente com o novo mix de produtos, têm gerado uma grande transformação na empresa. Em parceria com o Sebrae, o negócio também tem feito adequações às normas NR-10 e NR-12, referentes à segurança no ambiente de trabalho.

“Essas soluções vêm modernizando e profissionalizando a gestão da empresa. O conjunto dessas ações permitiu que a Paladino começasse a planejar a abertura de uma loja física. Esse projeto está em fase de estudo de viabilidade, a partir do plano de negócios que estamos elaborando. Hoje, a Paladino possui um modelo de negócio completamente diferente do que tinha há três anos, e os resultados já são visíveis”, disse Wallison.
Para Wallison, a conquista do Prêmio ABRE é o exemplo do papel fundamental que o Sebraetec exerce dentro das micro e pequenas empresas, oferecendo soluções acessíveis e inovadoras.
“O Sebraetec tem como uma de suas funções democratizar a inovação e a tecnologia para micro e pequenas empresas. Muitas vezes, quando falamos nesses temas, imaginamos que é preciso ter um departamento com orçamento milionário. O Sebraetec rompe com essa ideia, tornando a inovação acessível também aos pequenos negócios. O prêmio conquistado pela Paladino, em parceria com a Quadrante e o Sebraetec, é um exemplo disso”, finalizou.