
O vereador Marlon Botão (PSB) tem se destacado na Câmara Municipal como um dos parlamentares mais ativos quando o assunto é educação. Membro da Comissão de Educação e criador do projeto Blitz da Educação, nesta semana o vereador se reuniu com a secretária Caroline Salgado (SEMED) com uma lista de demandas para a pasta, que vão desde reformas pontuais até a criação de uma nova creche na Vila Sarney.
.
“Uma coisa que aprendi com a nossa Blitz da Educação, nas centenas de fiscalizações que já fizemos em escolas e centros educacionais da capital desde 2020, é que a gente não pode parar nem um único dia. O trabalho por uma educação básica de qualidade em São Luís, se a gente quiser mesmo apresentar resultados positivos na prática, deve ser diário”, disse o vereador.
.
“É por isso que hoje, mesmo que as atenções de todos estejam voltadas para as eleições presidenciais, eu estou aqui trabalhando normalmente, trazendo as nossas demandas, porque, para mim, garantir uma educação básica de qualidade para as crianças de São Luís é mais que um compromisso, é uma missão de vida”.
.
Demandas
.
De acordo com Marlon Botão, uma das principais demandas apresentadas à secretária Caroline Salgado foi o pedido de construção de uma creche na Vila Sarney, na Zona Rural de São Luís.
.
“Vim pedir à secretária Caroline, apresentando os números que coletamos nos relatórios das nossas fiscalizações, a construção de uma creche na Vila Sarney, na nossa Zona Rural. A gente conseguiu identificar nessa região muitas mães e pais de família que trabalham e não têm com quem deixar seus filhos pequenos, o que termina por prejudicar essas famílias”, disse.
.
“Essa é uma realidade, aliás, em grande parte da Zona Rural. Propomos a criação da creche na Vila Sarney por se tratar de um ponto estratégico, que vai beneficiar famílias de diversas outras localidades. Tratei disso com muita atenção, conversando com a população e também com o prefeito Eduardo Braide, que sempre foi um parceiro nessa nossa luta e desde quando assumiu tem operado uma revolução na educação básica de São Luís. Estou confiante de que vamos conquistar mais esse benefício para a população da Zona Rural”.
.
Ainda de acordo com Marlon Botão, a reunião com a secretária Caroline Salgado foi uma oportunidade para cobrar outras pautas da educação que estão em andamento.
“Temos muitos Projetos de Lei e Requerimentos aprovados na Câmara, voltados para a educação básica de São Luís, que precisam ser postos em prática pela prefeitura, então essa foi também uma oportunidade para pedir celeridade à secretária Caroline nessas questões”, disse.
.
“Pedi parecer sobre o meu Projeto de Lei que inclui na grade curricular das escolas de São Luís noções básicas sobre a Lei Maria da Penha, para que a gente conscientize e empodere as nossas crianças desde a base; tratei sobre o pedido de construção de uma escola para atender as milhares de famílias do Residencial Luiz Bacelar, e das reformas de escolas no Ipem São Cristóvão, na Vila Sarney, Vila Embratel, Gapara, Fumacê, Vila Bacanga, Anjo da Guarda, Rio Grande, Sá Viana, Vila Cascável, Vila Isabel, Vila Nova República, Vila Esperança e Pedrinhas”.
.
Segundo o parlamentar, o saldo da conversa foi positivo.
.
“Saio animado da reunião com a secretária Caroline Salgado, porque recebi dela a confirmação de que a prefeitura de São Luís pretende atender a todos os nossos pedidos dentro do seu cronograma de obras”, disse Marlon Botão.
.
“Como eu disse, nós estamos conseguindo entregar muitos resultados positivos na prática para a população justamente pela parceria fundamental do prefeito Eduardo Braide, que já demonstrou todo o seu comprometimento com a educação das nossas crianças. Quando Câmara e Prefeitura trabalham juntas, o povo só tem a ganhar. E é isso que vamos continuar fazendo. A educação básica de São Luís será referência em todo o estado”, finalizou.