Mobiliza SLZ: projeto “Caminhos de São Luís” proporciona imersão na história e cultura do bairro Madre Deus

Iniciativa realizada no Mobiliza SLZ destacou a riqueza cultural, a história e as tradições do bairro, aproximando moradores e turistas da cultura local

Mais de 20 participantes foram conduzidos a um verdadeiro mergulho às raízes culturais e históricas da Madre Deus (Fotos: Sebrae/Divulgação)

Religiosidade e tradição se unem à beleza de construções históricas que adornam o “coração da cultura popular de São Luís”: a Madre Deus. Considerado um dos bairros mais antigos da capital maranhense, o local foi cenário de mais uma edição do projeto Caminhos de São Luís, no último sábado (13), compondo a programação do oitavo dia do Mobiliza SLZ.

Mais de 20 participantes foram conduzidos a um verdadeiro mergulho às raízes culturais e históricas da Madre Deus, que se expressam no patrimônio arquitetônico e nos folguedos populares ligados ao bairro. Direcionado por um guia de turismo, o passeio explorou sete diferentes pontos da Madre Deus: o Ceprama, a Capela de São Pedro, a Capelinha de São Benedito, a Praça da Saudade, o Cemitério do Gavião, a sede da Turma do Quinto e a Casa das Minas.

O Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama) foi escolhido como o primeiro ponto de visitação por estar diretamente conectado à história da Madre Deus. No século XIX, o espaço abrigou fábricas de tecidos que atraíram centenas de operários, pescadores e estivadores de várias regiões. Esses trabalhadores formaram uma comunidade humilde às margens do Rio Bacanga, que, posteriormente, impulsionou o crescimento da região e a formação do bairro.

Do Ceprama, o roteiro seguiu para a Capela de São Pedro, onde o sagrado e o profano se misturam no tradicional festejo ao santo. Construído por volta de 1940, o local é palco de missas, peregrinações e de encontros de grupos de bumba meu boi, reunindo todos os anos milhares de devotos, brincantes e turistas. Em seguida, os participantes do projeto visitaram a Capelinha de São Benedito, espaço marcado por manifestações culturais de matriz africana, como o Tambor de Crioula.

Visita ao Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama)

A Praça da Saudade; centro de apresentações de grupos folclóricos; o Cemitério do Gavião; espaço que abriga diversas obras de arte tumular e a memória de personalidades ilustres do Maranhão; a sede da Turma do Quinto; uma das mais tradicionais escolas de samba da capital; e a Casa das Minas; templo de tambor de mina tombado pelo IPHAN que representa um importante símbolo da resistência cultural afro-brasileira; também integraram o roteiro do Caminhos de São Luís. 

Entre as participantes do projeto, estiveram a ludovicense Samira de Jesus e a fluminense Priscila Gonçalves. Natural de Niterói (RJ) e moradora de São Luís há 1 ano, Priscila definiu o passeio como uma experiência maravilhosa. “É muito interessante caminhar pelas ruas e perceber que a cultura acontece todos os dias. As pessoas vivem, produzem e preservam a memória cultural. E isso é muito importante, porque cultura também é memória. Eu adorei o passeio, adorei a experiência e fiquei muito satisfeita com o suporte de toda a equipe”, disse.

Já para Samira de Jesus, o roteiro proporcionou uma importante quebra de preconceitos e, principalmente, uma apropriação do espaço enquanto moradora da capital. “Sinto que agora a Madre Deus também faz parte do meu território, do lugar de onde eu estou, da minha identidade. Conhecer as pessoas que formam tudo o que é a Madre Deus e toda a sua história faz com que eu admire ainda mais tudo que temos enquanto cultura, produção e arte na nossa cidade”, afirmou.

Projeto Caminhos de São Luís

Realizado pela Secretaria Municipal de Turismo de São Luís (SETUR) e executado pelo Sindicato dos Guias de Turismo do Maranhão (SINDGTUR-MA), o projeto Caminhos de São Luís tem o objetivo de promover o acesso democrárico ao turismo cultural na capital maranhense, por meio de roteiros gratuitos organizados de forma periódica e sazonal. 

A participante Priscila Gonçalves é natural de Niterói, no Rio de Janeiro

O secretário de Turismo de São Luís, Saulo Santos, destaca que cada edição conta com a presença de um guia de turismo credenciado, que conduz o grupo e compartilha informações históricas, curiosidades e lendas populares sobre os principais pontos do roteiro. 

“O projeto Caminhos de São Luís tem como objetivo potencializar os diferentes territórios da cidade, permitindo que a população e os visitantes conheçam mais da história local. É como um quebra-cabeça: quanto mais descobrimos sobre os pedaços da nossa história e da nossa cidade, mais valorizamos, compreendemos e respeitamos nosso patrimônio. Com o suporte do Sebrae no Mobiliza, conseguimos expandir ainda mais esse projeto”, explicou.

A gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Maranhão, Larissa Leite, enfatiza a importância do projeto para fortalecer a identidade cultural entre os moradores de São Luís. “Com ações como essa, queremos mostrar que a cultura e a história de São Luís estão vivas e acessíveis a todos, e que cada bairro guarda experiências únicas que merecem ser conhecidas e valorizadas”, frisou.

Visita à sede da Escola de Samba Turma do Quinto

Mobiliza SLZ

Celebrando a cultura, o turismo e a economia criativa de São Luís, o Mobiliza é um circuito de eventos e ações que reúne empreendedores, entidades empresariais, artistas e produtores de eventos da capital. Realizado pelo Sebrae, o movimento já promoveu mais de 360 atividades, eventos e ações culturais e criativas, gerando renda e impactando mais de 20 mil ludovicenses. A edição de 2025 do Mobiliza SLZ ocorreu entre os dias 6 a 14 de setembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima