
O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria Comunitária Itinerante, iniciou os trabalhos na comunidade Alto da Esperança, localizada na região do Itaqui-Bacanga, em agosto deste ano. Nos atendimentos, os moradores denunciaram a situação crítica da Travessa Turu, na Rua Principal. A via tem risco iminente de desabamento devido a duas grandes crateras.
Atualmente, a via é mais conhecida como “rua do buraco fundo”. A situação impede a circulação com segurança e expõe moradores e transeuntes ao risco iminente de acidentes. Diante da situação, o promotor de justiça Vicente de Paulo Silva Martins solicitou providências ao Município de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.
Além disso, o subprefeito da Zona Rural, João Francisco Leitão, participou de audiência pública realizada no dia 19 de agosto na comunidade e visitou o local. Até agora, nenhuma medida foi adotada pela Prefeitura de São Luís para resolver a questão.

Outro problema detectado é a falta de serviços de saúde. De acordo com a Promotoria de Justiça, os moradores do Alto da Esperança, Tamancão e comunidades adjacentes não contam com agentes de saúde e não fazem parte da área de cobertura da unidade mais próxima (Centro de Saúde do São Raimundo).
Vicente Martins informou que o Ministério Público iniciou tratativas com a administração do Centro de Saúde para viabilizar o atendimento aos moradores da região.