Visitação nos Parques Nacionais, monitorada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior

O ano de 2024 marcou novos recordes no monitoramento da visitação em Unidades de Conservação (UCs) federais. Os Parques Nacionais continuam sendo os destinos preferidos do público, com 12,5 milhões de visitas registradas em 2024 – um aumento real de 3,8% em relação ao ano anterior. Os Lenços Maranhenses foi um dos parques que aumentou de forma expressiva a frequência de visitantes, com alta aproximada de 8% em relação a 2023.
O monitoramento realizado pelo Instituto Chico Mendes inclui também as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Reservas Extrativistas (Resex), Reservas Biológicas (Rebio), Florestas Nacionais (Flona) e Monumentos Naturais (Mona), dentre outras categorias de manejo previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).
Considerando todas as categorias monitoradas em 2024, incluindo os parques nacionais, a visitação ultrapassou 25,5 milhões de visitas, distribuídas em 161 unidades espalhadas por todas as regiões do País. O número representa um aumento real de 4,9% em relação a 2023, refletindo a tendência de crescimento da visitação nas unidades.
Quais foram os 10 parques nacionais mais visitados em 2024?
Em 2024, o ranking dos Parques Nacionais mais visitados do Brasil reafirmou a consolidação do Parque Nacional da Tijuca (RJ), com mais de 4,6 milhões de visitas, do Parque Nacional do Iguaçu (PR), com mais de 2 milhões de visitas, e do Parque Nacional de Jericoacoara (CE), com mais de 1,5 milhão de visitas, no topo da lista. O quarto mais visitado foi o Parque Nacional da Serra da Bocaina, localizado na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com 717.414 visitas, seguido pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, com 673.215 visitas. Sexto colocado do ranking, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que em julho do ano passado foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade, recebeu 440.028 visitantes, aumento significativo em comparação com 2023, quando foram contabilizadas 408.235 visitas.
O monitoramento, que segue diretrizes nacionais para o registro das visitas, foi realizado em 161 das 340 unidades de conservação federais administradas pelo ICMBio, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e representa 47,3% do total de UCs existentes em território nacional.
Abaixo, o ranking dos 10 parques nacionais mais visitados em 2023 e 2024:

Saiba mais aqui.