Pesquisa Escutec que aponta 2º turno abala palanque de Flávio Dino

Somatório dos votos válidos fica muito acima dos 50%, o que descarta definição do pleito já no primeiro turno

A pesquisa Escutec contratada pelo jornal O Estado do Maranhão para medir a intenção de votos dos maranhenses na eleição para o governo abalou o palanque do governador Flávio Dino (PCdoB). Assim como os números do Ibope, que descartou as vitória do comunista já no primeiro turno, o levantamento feito pela Escutec indica que haverá turno extra, o que levou políticos que até o momento tem se mostrado aliados de Dino a repensarem o seu apoio.

Levando-se em conta apenas os votos válidos, quando são eliminados os votos brancos e nulos e o que declaram não votar em ninguém, os percentuais dos candidatos ao governo são os seguintes: Flávio Dino: 46,6%; Roseana: 40,0%; Roberto Rocha: 6,6%; Maura Jorge: 5,5%; e Ramos Zapata: 1,1%. Nesse cenário, o somatório dos percentuais dos adversários de Flávio Dino chegaria a 53,3%, o que confirma o segundo turno entre o governador e Roseana.

A pesquisa espontânea (quando o eleitor é questionado em quem votará, sem que lhe sejam apresentados nomes), apresentou o seguinte resultado: Flávio Dino: 23%; Roseana: 16%; Roberto Rocha: 1%; Maura Jorge: 1%, Os nomes de Ramon Zapata e Odívio Neto não foram mencionados pelos entrevistados. Nesse cenário específico, o percentual dos indecisos chega a 58%, mais da metade do total de eleitores. Quanto aos que declararam não votar em ninguém, o índice ficou em 1%.

Estimulada

Na sondagem estimulada, em que os nomes dos seis candidatos ao Palácio dos Leões são apresentados aos eleitores, a disputa revelou-se muito mais equilibrada em relação ao que mostraram, até o momento, as pesquisas contratadas por veículos de comunicação assumidamente vinculados ao governo. Os dados foram estes: Flávio Dino: 42%; Roseana: 36%; Roberto Rocha: 6%; Maura Jorge: 5%; e Ramon Zapata: 1%. Odívio Neto não pontuou.

Quanto à rejeição dos candidatos, o resultado, que também mostrou certo equilíbrio entre os dois primeiros colocados, foi o seguinte: Roseana: 34%; Flávio Dino: 29%; Roberto Rocha: 14%; Ramon Zapata: 5%; Maura Jorge: 4%; e Odívio Neto: 2%.

A pesquisa Escutec foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) sob o protocolo MA-07603/2018. A coleta de dados ocorreu entre os  dias 25 e 28 de agosto, em 80 municípios maranhenses, em todas as regiões do estado. Foram entrevistados 2 mil eleitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima