O feriado prolongado, alusivo à Independência do Brasil e ao aniversário de 410 anos de São Luís, e o ponto facultativo decretado no serviço público estão sendo marcados por sucessivas infrações de trânsito e agressões ao meio ambiente na orla marítima da capital. Com veículos demais e espaço de menos na Avenida Litorânea, motoristas estão estacionando em uma área de dunas, na Praia de São Marcos, induzidos por flanelinhas, que dizimam o ecossistema para criar vagas e faturar mais.
Fotografia enviada com exclusividade a este blog por um comerciante da orla mostra uma fila de carros se projetando morro acima em uma duna coberta por vegetação. A violação da lei de trânsito, combinada com o atentado ao meio ambiente, vem ocorrendo de forma crescente no entorno da área de bares da Avenida Litorânea.
Tão prejudicial quanto a transformação de uma área de dunas em estacionamento é a omissão dia órgãos públicos com atribuição de combater esse tipo de irregularidade, que mancha a imagem de São Luís em plena comemoração de mais um aniversário da cidade..