Satélite produzido pela UFMA e apoiado pela AEB será lançado na Índia nessa segunda-feira (12)

Nanossatélites desenvolvidos pela Universidade Federal do Maranhão e pela Ideia Space já estão integrados ao foguete PSLV-C62 e farão parte de missão com aplicações em segurança marítima e educação espacial

Nanossatélite Aldebaran-I. Divulgação: UFMA.

O nanossatélite Aldebaran-I, desenvolvido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio institucional e financeiro da Agência Espacial Brasileira (AEB), tem lançamento previsto para o dia 12 de janeiro, a partir da base indiana Satish Dhawan Space Centre, a bordo do foguete PSLV-C62. 

O equipamento já se encontra integrado ao veículo lançador e pronto para a missão, que colocará em órbita uma constelação multifuncional de satélites liderada pela startup brasileira Ideia Space/AlltoSpace, que inclui outros quatro satélites: Orbital Temple, EduSat-1, Galaxy Explorer e UaiSat.

O Aldebaran-I foi desenvolvido por pesquisadores e estudantes do curso de Engenharia Aeroespacial da UFMA e integra uma iniciativa do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) 2022–2031, coordenado pela AEB, que estimula o desenvolvimento de nanossatélites acadêmicos, de baixo custo e alta relevância social. Especificamente, o projeto faz parte do Programa de Nanossatélites Acadêmicos, que visa capacitar recursos humanos em temáticas relacionadas à Engenharia Espacial, e fomentar projetos em parceria com universidades e escolas no País.

Foguete PSLV-C62 na base indiana Satish Dhawan Space Centre.

Tecnicamente classificado como um cubesat padrão 1U, com formato cúbico e 10 centímetros de lado, o Aldebaran-I tem foco em aplicações estratégicas, como segurança marítima, localização de embarcações de pequeno porte e monitoramento ambiental. O satélite poderá apoiar autoridades costeiras em missões de busca e resgate de embarcações pesqueiras em situação de risco no mar e também poderá ser empregado na localização de queimadas, por meio do uso de plataformas de coleta de dados ambientais.

Saiba mais aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima