Espaço dedicado ao aprendizado e aos negócios oferece ferramentas para aumentar produtividade e competitividade no setor rural

Inovação, conhecimento e sustentabilidade marcam a participação do Sebrae na 65ª Expoema, que começa neste domingo, 31 de agosto, em São Luís. Com o espaço ‘Hub no Campo’ o Sebrae irá concentrar a programação técnica de conhecimento da feira, oferecendo oportunidades para os produtores maranhenses aprimorarem seus negócios e adotarem práticas mais competitivas e sustentáveis.
Considerada o maior evento agropecuário do estado e uma das feiras mais tradicionais do país, a Expoema 2025 se consolida como vitrine de negócios e palco de discussões estratégicas sobre o futuro do agro, reunindo produtores, empreendedores, empresas, instituições e o público em geral.
No ‘Hub do Campo’, o Sebrae oferecerá oficinas, rodas de conversa, consultorias especializadas, networking e exposição de produtos agropecuários, com foco em cadeias produtivas estratégicas como piscicultura, bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura, apicultura e hortifruticultura, incentivando práticas inovadoras e sustentáveis no campo maranhense.
Para Ricardo Ataíde, presidente da ASCEM, a Expoema vai além de ser um espaço de negócios e tradição cultural. “A Expoema sempre foi um espaço de negócios, tradição e cultura, mas também é, acima de tudo, um lugar de aprendizado e troca de experiências. Em 2025, com o Pavilhão do Conhecimento em parceria com o Sebrae, queremos fortalecer ainda mais esse papel, oferecendo cursos e palestras que capacitam nossos produtores, estudantes e profissionais do setor agropecuário. O conhecimento é o que garante inovação, produtividade e crescimento sustentável para o Maranhão. Por isso, investir nessa frente é tão importante: a Expoema se torna não apenas uma vitrine do que já produzimos, mas também uma escola que prepara o nosso futuro”, destacou.

Programação e Cadeias Produtivas
A programação do ‘Hub no Campo’ foi planejada para agregar conhecimento e valorizar as principais cadeias produtivas do Maranhão, com foco em piscicultura, bovinocultura, ovinocaprinocultura, apicultura e hortifruticultura. Durante a feira, produtores e especialistas conduzirão oficinas práticas e rodas de conversa, proporcionando troca de experiências e disseminação de técnicas inovadoras para o campo.
O dia 5 de setembro terá destaque especial com o Encontro das Cadeias Produtivas, ocasião em que será apresentado um panorama estratégico do setor agropecuário maranhense. A programação reunirá informações detalhadas sobre as principais cadeias e incluirá o momento ‘Conexão Startups’, com a participação de iniciativas como MACarbon, representada pelo Dr. Luciano Muniz; Techmep, com a Dra. Raimunda Nonata Santos de Lemos; e Apimelicompany, representada pela Dra. Eleuza Tenório. A ação mostrará como tecnologia e empreendedorismo estão transformando a realidade do agro maranhense.
Outro tema de grande relevância será ESG e Sustentabilidade que será abordado no sábado, dia 06 de setembro, com a palestra ‘ESG – Do Conceito global ao Impacto no Agro Maranhense’ a ser ministrada pelo Gestor de Sustentabilidade – ESG do Sebrae Maranhão, Samuel Lobo. A agenda abordará o impacto dos conceitos globais de responsabilidade ambiental, social e de governança no agro maranhense, incluindo uma oficina prática de compostagem de resíduos domésticos, incentivando práticas sustentáveis e a economia circular entre os produtores.

Espaço para negócios e networking
Os empreendedores que participam da Expoema terão a oportunidade de expor e comercializar seus produtos diretamente no estande do Sebrae, dentro da Zona de Networking e Espaço de Negócios. O local reunirá 13 expositores de diferentes cadeias produtivas, permitindo a apresentação de produtos agropecuários, o estabelecimento de contatos estratégicos e a troca de experiências com outros produtores e compradores. A iniciativa fortalece a visibilidade dos pequenos negócios rurais e cria oportunidades concretas de geração de negócios e parcerias durante a feira.
Ricardo Lago, produtor de geleias artesanais e proprietário da Sabores Gourmet SLZ, ressalta que a participação na Expoema é uma oportunidade estratégica para o fortalecimento do seu negócio. “Pretendo mostrar nossos produtos para um público amplo e diversificado e, ao mesmo tempo, aprender com o apoio do Sebrae, para ajudar no crescimento da minha empresa”, afirma o empreendedor.
Para os empreendedores Claudomar Damascena Brito e José de Ribamar de Castro Sousa do Entreposto Mel dos Lençóis, produtores de mel e destilados a partir do mel, estar presente na Expoema representa a chance de fortalecer a marca e conquistar novos mercados. “A feira é uma vitrine importante para mostrarmos a qualidade do nosso mel e derivados, além de ampliar parcerias e contatos. Com o apoio do Sebrae, conseguimos apresentar nossos produtos de forma profissional e competitiva, valorizando o trabalho das famílias e empreendedores da meliponicultura dos Lençóis Maranhenses”, destacaram os representantes do empreendimento.

Para Maurício Lima, coordenador estadual de Competitividade do Sebrae Maranhão, a participação na Expoema evidencia o papel estratégico da instituição no fortalecimento do setor agropecuário. “A presença do Sebrae na Expoema reforça o nosso compromisso com a inovação e a competitividade do agro maranhense. Nós trazemos soluções práticas, como consultorias especializadas e tecnologias aplicadas ao agronegócio, que ajudam os produtores a melhorar sua gestão, a produtividade e o acesso a novos mercados. A feira é também uma grande vitrine de oportunidades, onde conectamos pequenos negócios rurais a compradores, parceiros e instituições estratégicas. Estar aqui é reafirmar a nossa missão de apoiar o empreendedorismo no campo, valorizando as cadeias produtivas do estado e contribuindo para que o Maranhão avance com mais sustentabilidade e competitividade no setor agropecuário”, concluiu o gerente.