Secretária da gestão Braide e outras 26 autoridades brasileiras que ainda estavam em Israel deixam zona de guerra

Evacuação correu por terra, até a Jordânia, de onde o grupo embarcará em voos comerciais de volta ao Brasil

O segundo grupo de autoridades federativas brasileiras deixou Israel por terra com destino à Jordânia, de onde todas embarcarão de volta para o Brasil

Foi realizada, nesta quarta-feira, 18/6, a retirada, por via terrestre, em direção à Jordânia, do segundo grupo de autoridades federativas que se encontravam em Israel quando do início dos ataques de Israel ao Irã e o consequente fechamento do espaço aéreo israelense. A secretária municipal de Inovação, Projetos Especiais e Sustentabilidade de São Luís, Verônica Pires, que aguardava para deixar a zona de guerra em segurança, íntegra a comitiva, que retornará ao Brasil em voos comerciais.

A evacuação das 27 autoridades convidadas por Israel foi custeada pelo governo israelense. Israel arcou com o seu transporte terrestre até a Jordânia e suas passagens aéreas de retorno para o Brasil em voos comerciais, bem como hospedagem para aqueles que necessitarão de pernoites em Amã até a definição da data de embarque, tendo em conta a oferta de voos em operação no aeroporto internacional da capital jordaniana nos próximos dias.

A operação foi viabilizada a partir de estreita coordenação mantida pessoalmente pelo Ministro das Relações Exteriores junto a seu homólogo jordaniano ao longo do último fim de semana. As Embaixadas do Brasil em Amã e em Tel Aviv têm prestado apoio ao grupo e acompanhado de perto seus deslocamentos.

O primeiro grupo de autoridades, que cruzou a fronteira de Israel com a Jordânia na segunda-feira e deslocou-se à Arábia Saudita para embarcar em voo privado, pousou em território brasileiro na manhã de hoje.

Recomendações

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv insta todos os brasileiros e brasileiras em Israel a seguirem estritamente as recomendações do “Home Front Command” israelense e a permanecerem sempre nas proximidades de abrigo fortificado (“bunker” ou equivalente), para onde devem se dirigir imediatamente ao ouvir sirenes ou outros alertas.

Recomenda-se a todos os brasileiros e brasileiras em Israel acompanharem com atenção a página da Embaixada do Brasil em Tel Aviv, em especial a seção de “Alerta Consular”, que será atualizada em caso de novos desdobramentos.

alerta do Portal Consular, no ar desde a eclosão dos conflitos no Oriente Médio em outubro de 2023, recomenda aos brasileiros não viajar a Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Líbano, Palestina e Síria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima