
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) esteve presente na 65ª Expoema, aberta oficialmente nesse domingo (31), no Parque Independência, apresentando as futuras ações na pasta. Entre as iniciativas da pasta, que tem à frente o secretário Fábio Gentil, o destaque ficará para o lançamento do programa Tempo de Semear, que facilitará a aquisição de sementes, insumos e maquinário agrícola pelos produtores rurais familiares.
Fábio Gentil acompanhou de perto toda a programação de abertura da 65ª Expoema e reencontrou amigos e parceiros, fortalecendo ainda mais o agro maranhense. “É sempre uma alegria estar junto da nossa gente, ouvindo, dialogando e vendo de perto os resultados do trabalho, que não para”, comentou o secretário, com entusiasmo.

A cerimônia de lançamento do programa Tempo de Semear vai ocorrer no dia 6 setembro, às 16h, no estande da secretaria, com a presença do governador Carlos Brandão e do secretário da Sagrima, Fábio Gentil. Na ocasião, será realizado o primeiro sorteio dos beneficiários, que serão contemplados com um auxílio de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para investir em suas produções.

Além disso, durante todos os dias do evento, o estande da secretaria contará com a apresentação dos próximos projetos a serem lançados. A equipe técnica da pasta estará à disposição para tirar dúvidas e explicar como funcionará cada um. Entre os novos projetos, estão ações voltadas para produção de mudas frutíferas, serviço de monitoramento climático para o setor rural, construção de unidades produtivas de mel e piscicultura, entre outros.

Promoção de conhecimento
O estande da Sagrima também será espaço para difusão de informações e conhecimento. Do dia 2 a 5 de setembro, será transmitido o Podcast Sagrima, com servidores e convidados. O programa contará com duas edições diariamente, das 15h às 16h e das 18h às 19h, transmitidas no instagram e no canal do YouTube da Sagrima (@sagrimaoficial).

Os episódios vão abordar sobre o acesso ao crédito rural, tecnologias voltadas para produção sustentável, a participação feminina no campo, os recentes feitos do Governo do Maranhão no setor agropecuário, entre outros.

Pecuária das Águas
A Sagrima ainda terá o espaço Pecuária das Águas, voltado para apresentar o potencial produtivo do estado na aquicultura. No local, haverá a exposição de peixes nativos e exóticos, apresentação de cases de sucesso, quiz interativo e apresentação de projeto para o setor.