Equatorial Maranhão reforça medidas de prevenção para evitar riscos elétricos durante a temporada

Com a proximidade das confraternizações e festas de fim de ano, muitas famílias maranhenses aproveitam o período para viajar e passar alguns dias em casas de veraneio, seja no litoral ou no interior do estado. No entanto, como esses imóveis costumam permanecer fechados por longos períodos, é fundamental revisar as instalações elétricas e adotar hábitos que garantam segurança e prevenção de acidentes, especialmente quando há crianças circulando pelo ambiente.
Por isso, a Equatorial Maranhão reforça algumas recomendações fundamentais para evitar riscos com a eletricidade durante a temporada:
Para os proprietários: manutenção e preparação do imóvel
- Contrate um profissional qualificado para fazer uma inspeção completa antes do período de alta temporada;
- Verifique se a fiação não está ressecada, exposta ou danificada e, caso necessário, contrate um profissional habilitado para a manutenção;
- Caso observe tomadas quebradas ou queimadas, contrate um profissional habilitado para substituição;
- Não faça gambiarras e não use extensões ligadas em múltiplos “T’s”;
- Garanta que toda iluminação externa seja adequada para áreas molhadas conforme recomendações do fabricante;
- Observe a fixação de luminárias, fios de jardim e refletores;
Segundo Gabriel Vieira, Executivo de Segurança do Trabalho da Equatorial Maranhão: “Contar com um profissional qualificado para inspeção e manutenção da instalação elétrica é essencial, já que sistemas modernos e bem-cuidados reduzem perdas, evitam sobrecargas e diminuem o risco de acidentes. Em imóveis localizados em áreas litorâneas, essa atenção deve ser redobrada, por causa da maresia, umidade e salinidade, formando um ambiente que pode afetar a estrutura interna das instalações”, informou o executivo.
Atenção aos eletrodomésticos
Os eletrodomésticos também merecem cuidado especial. Geladeira, ventilador, TV e ar-condicionado, quando antigos ou sem manutenção, consomem mais energia e podem sobrecarregar o sistema elétrico. A recomendação é revisar os aparelhos ou optar por modelos mais modernos e eficientes.

- Para veranistas/locatários: o que observar ao chegar ao imóvel
Instalações elétricas - Identifique imediatamente onde fica o disjuntor geral, em caso de emergência, você precisará desligá-lo rapidamente;
- Observe se há fiação exposta, tomadas quebradas ou mal fixadas, para evitar o uso;
- Não utilize aparelhos ligados a extensões improvisadas, fios múltiplos ou remendados;
Piscina e áreas molhadas
- Nunca use carregadores de celular, caixas de som elétricas ou eletrodomésticos próximos à água;
- Verifique se há fios aparentes ou equipamentos elétricos com ligações improvisadas perto da piscina e isole a área caso necessário;
Cuidados com as crianças
Casas de veraneio costumam ter grande circulação de crianças, além de áreas externas com piscina, mangueiras, duchas e ambientes úmidos, locais onde o risco de choque elétrico é maior. Por isso:
- Dê atenção especial às crianças: nada de deixá-las manusear aparelhos elétricos;
- Coloque protetores nas tomadas;
- Mantenha fios e extensões fora do alcance;
- Organize o ambiente para que não haja equipamentos elétricos próximos de água ou brinquedos;
O que fazer em casos de acidentes
Para socorrer uma vítima que recebeu uma descarga elétrica é preciso ter cuidado. Mantenha a calma, não toque na vítima antes de desligar o disjuntor, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193) e SAMU (192).

Medidas de segurança são essenciais para evitar acidentes envolvendo a energia elétrica. Pensando nisso, a Equatorial Maranhão realiza o Movimento “Vc + Seguro”, campanha que tem como objetivo levar mais informação para a população, com dicas e orientações essenciais para conscientizar a comunidade sobre os riscos e perigos da energia elétrica.
A Equatorial Maranhão reforça seu compromisso com a segurança da população e destaca que atitudes simples fazem toda a diferença para evitar acidentes, especialmente em ambientes com grande circulação de pessoas, crianças e áreas molhadas. Cuidar das instalações elétricas é garantir um período de descanso seguro, confortável e sem imprevistos.