
A secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Esmênia Miranda, esteve na Semed na manhã desta segunda-feira (4). Durante a visita harmoniosa e receptiva, o ex-secretário, José Cursino Raposo Moreira, passou a pasta e apresentou toda equipe da secretaria.
A professora Esmênia, vice do prefeito Eduardo Braide, iniciou o ano no comando da pasta, que tem muitos desafios por conta da pandemia da COVID-19. Esmênia é graduada em História e Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), professora do Colégio Militar Tiradentes e Mestre em História pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“Fui pega de surpresa quando o prefeito Eduardo Braide optou por me colocar como secretária municipal de Educação. Me senti muito honrada e recebi com muita responsabilidade esse cargo. Sei que teremos muitos desafios, principalmente por conta da pandemia que estamos enfrentando e por conta do cenário de incertezas que estamos vivenciando. Me sinto preparada e muito confiante no trabalho que vamos desenvolver dentro da SEMED, um trabalho em conjunto e com diálogo”, afirmou a vice-prefeita e secretária municipal de Educação.
Plano de ação

Com quase 10 anos de experiência em sala de aula e na Educação Básica, a professora Esmênia, ao lado de sua equipe, apresentará ainda nesta semana o plano de ação de 100 dias, solicitado pelo prefeito Eduardo Braide.
Como primeiro passo, em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SEMOSP), a secretária fará vistorias nas escolas da Rede, para checar o que já foi feito e as escolas que ainda precisam de reparos e/ou reforma, para receber os estudantes em segurança e seguindo todos os protocolos da COVID-19.
A partir do mês de agosto, as diretrizes de ensino remoto e presencial devem ser divulgadas com maiores detalhes.
1 comentário em “Semed recebe a nova secretária e vice-prefeita, Esmênia Miranda”
É uma das secretarias mais espinhosas e problemáticas de qualquer administração, de cara já enfrentar o ensino remoto que no município é precário porque muitos alunos ñ têm condições de ter acesso à internet, a pauta interminável de reivindicações dos docentes, inúmeras empresas terceirizadas que odertam um serviço caro e precário. Tem algumas coisas que eu espero que a gestão de Braide/Ermênia resolva que é a merenda escolar porque ou a Semed faz um certame para contratação de merendeiras ou faz uma licitação que pareça de verdade e retire o contrato de empresas do Alto da Lapa em São Paulo que é onde fica a sede da Rc nutri e a SP alimentos, é mera coincidência ambas terem suas sedes no mesmo bairro em São Paulo, e mesmo escritório em São Luís, e tb a situação das licitações de limpeza ocorrida em 2019 cuja vencedora foi a mesma que já estava com o contrato de limpeza desde janeiro de 2013 qd Edivaldo assumiu o primeiro mandato, claro tb coincidência. Espero que Ermênia tenha paciência, sabedoria, e calma e perseverança para vencer todos os desafios. Desejo que ela tenha muito êxito e sucesso nessa jornada. E fiquei contente por Braide tê-la escolhido para ocupar esse cargo.