A Comissão Mista de Negociação do movimento paredista dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão – Detran/MA realizou ontem, 03/01, assembleia geral extraordinária, com o objetivo de deliberar sobre a suspensão ou não da greve.
Após reunião com o governador do Maranhão, Flávio Dino, ocorrida no dia 30/12/2021, em plena Praça da Praia do Bonfim, e com seus assessores, restou firmado o entendimento de que as negociações seriam retomadas após a suspensão do movimento.
Os servidores do Detran reivindicam, além de melhores condições de trabalho, a equiparação da Gratificação por Atividade de Trânsito (GAT) e o reajuste do auxílio-alimentação, pois a inflação aniquilou o poder de compra desses servidores, sobretudo daqueles que possuem salário-base de R$ 1.100,00 (mil e cem reais). Segundo maior órgão arrecadador do Estado, o Detran possui a pior política salarial do Brasil.
A assembleia teve início às 19h40 e término às 22h38, decidindo os servidores pela suspensão da greve (80,8% a favor e 19,2% contra), com vistas à retomada das negociações, mas, dessa vez, com a presença do Secretário-Chefe da Casa Civil, pois os representantes do Governo que participaram das tratativas anteriores sempre alegavam que não possuíam poder de decisão.
Estado de greve
Com isso, os servidores do Detran de todo o Maranhão retornaram aos seus postos de trabalho ontem (03/01), mas mantendo o estado de greve, ou seja, não fluindo as negociações, a categoria retomará, imediatamente, o movimento paredista.
Espera-se que as reivindicações da categoria sejam atendidas, uma vez que, a priori, trata-se de apenas dois itens plenamente exequíveis.