Sociedade civil organizada fortalece cadeia produtiva cultural de Paço do Lumiar durante fórum

O fórum reuniu coordenador de escritório do Ministério da Cultura, Paulo Sabá, de fazedores da cultura luminenses, além de autoridades municipais

Foram dois dias de muito debate e discussões políticas culturais durante o V Fórum de Cultura de Paço do Lumiar. A cerimônia de abertura aconteceu na noite de quinta-feira (28), com a presença do coordenador de escritório do Ministério da Cultura, Paulo Sabá, de fazedores da cultura luminenses, além de autoridades e da primeira-dama, Maedja Campos, que durante o ato representou o prefeito Fred Campos.

Durante a solenidade, a primeira-dama, Maedja Campos, enfatizou que o fórum proporciona diálogo entre poder público e sociedade civil, além de ajudar a fortalecer a identidade cultural de Paço do Lumiar. “A Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, está de parabéns. O fórum, com certeza, fortalecerá e trará mais benefícios para o meio cultural do nosso município”, disse Maedja.

O coordenador de escritório do Ministério da Cultura, Paulo Sabá, aproveitou a oportunidade para parabenizar a gestão do prefeito Fred Campos pela atuação do secretário Zico e equipe na condução da pasta. “Estamos manifestando integral apoio ao secretário Zico na condução da pasta”.

O evento aconteceu no auditório da Escola Nadir Nascimento de Moraes e foi promovido pela Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude (SEMCEJ), em conjunto com o Conselho Municipal de Cultura (COMCULP).

O fórum teve como tema central “O Conselho de Cultura como Espaço de Participação Social: Fomento à Educação Cultural, Memória e Identidade Luminense”

O fórum teve como tema central “O Conselho de Cultura como Espaço de Participação Social: Fomento à Educação Cultural, Memória e Identidade Luminense”. A conferência magna foi ministrada pelo professor de música Daniel Lemos, que abordou a relação cultura e poder.

O secretário da pasta, Zico, ressaltou a importância do fórum para a gestão pública municipal e para a sociedade civil. “O fórum é um espaço de diálogo e participação social. Ele permite que a sociedade e o poder público construam juntos diretrizes para as políticas culturais do município. E foi isso que nós fizemos aqui nesses dois dias de debates intensos”, pontuou o secretário.

Na sexta-feira (29), durante todo o dia, ocorreram palestras, rodas de conversas e muito dialogo em busca do fortalecimento do Sistema Municipal de Cultura (SMC), com a participação ativa de representantes da sociedade civil e do poder público.

Eleição

Durante o fórum, foi realizada a eleição do Conselho do COMCULP para o biênio 2025/2027. O secretário do COMCULP, Herberth Sousa, frisou que o evento, além da participação social, visa a construção coletiva de políticas culturais que valorizem a diversidade, a memória e a identidade luminenses.

O fórum foi marcado pela participação social, visando a construção coletiva de políticas culturais que valorizem a diversidade, a memória e a identidade luminenses

Vale ressaltar que o conselho é uma instância fundamental que garante que a sociedade civil tenha voz ativa ao lado do poder público, ajudando a definir prioridades, acompanha a execução das políticas culturais e assegura que as decisões sejam coletivas e representativas dos diferentes seguimentos artísticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima