Evento histórico reúne mais de 5.200 pessoas em São Luís (MA) e o Vôlei Renata vence o confronto direto contra o Praia Clube por 3 a 0

Com apoio direto do Ministério do Esporte, São Luís (MA) recebeu, na noite desta segunda-feira (8), a primeira partida oficial da Superliga Masculina de Vôlei realizada na capital maranhense. Em mais uma grande atuação coletiva e diante de mais de 5.200 torcedores no Ginásio Castelinho, o Vôlei Renata venceu o confronto direto contra o Praia Clube por 3 a 0 pela nona rodada da temporada 2025/26. O ponteiro Adriano foi eleito o melhor em quadra e faturou o Troféu VivaVôlei. A presença da secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, como representante do MEsp, reforçou o compromisso do governo brasileiro com a descentralização do esporte de alto rendimento e com a valorização da modalidade.
Logo ao chegar ao ginásio, Iziane destacou a importância da realização da partida no Maranhão. “Estamos aqui no Castelinho em um jogo da Superliga de vôlei masculino em mais um grande evento, a pedido do ministro André Fufuca, que a gente traz para a região Nordeste, especialmente aqui para o nosso Maranhão. Também é um desejo do nosso presidente Lula descentralizar o esporte das regiões Sul e Sudeste e oportunizar esse grande público, que hoje lota o Castelinho, de estar mais próximo dos seus ídolos e acompanhar um grande evento do alto rendimento do nosso esporte brasileiro.”
Política Nacional de Democratização do Esporte
A realização do jogo foi viabilizada pelo Termo de Fomento nº 985319/2025, no valor de R$ 415.623,60, destinado a assegurar infraestrutura técnica, arbitragem, hospedagem, alimentação e transporte para atletas e equipes durante o evento. A iniciativa integra a política nacional de democratização do esporte, permitindo que grandes competições saiam do eixo Sul-Sudeste e ampliem o acesso do público nordestino ao alto rendimento.
O presidente da Federação Maranhense de Voleibol, Ricardo Lins, celebrou o impacto da ação no estado. “Queria agradecer ao ministro André Fufuca e toda a equipe por tudo que têm feito pelo esporte no Maranhão, especialmente pelo voleibol. É a segunda vez que eles nos ajudam a trazer competições maravilhosas para São Luís. Vocês estão vendo a casa cheia, o povo é apaixonado pelo voleibol. Hoje está dando quase 5.200 pessoas aqui no Castelinho. O Ministério está de parabéns por tudo que tem feito durante essa gestão.” Ele explicou ainda que o jogo foi autorizado pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e viabilizado graças ao apoio imediato do Ministério do Esporte.
Noite histórica para o voleibol no Maranhão
Segundo a CBV, além do público recorde, o duelo entre Praia Clube e Vôlei Renata entrou para a história por ser a primeira partida da Superliga Masculina já disputada em São Luís e por apresentar um dos confrontos mais disputados da temporada, embalado pelo equilíbrio entre duas equipes na parte superior da tabela. A energia do público maranhense, destacada por atletas e dirigentes, marcou a noite e reforçou o potencial da região para receber novas etapas de grandes competições nacionais.