Termo de Cooperação sela parceria entre o Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão e a UEMA para implantação de ações de eficiência energética

Campus da Universidade Estadual do Maranhão terá aparelhos de climatização novos e mais sustentáveis

O Termo de Cooperação foi assinado pelo reitor Prof. Dr. Walter Canales e pelo executivo de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Raphael Melo, na presença da pró-reitora de Infraestrutura da UEMA, Profa. Maria Teresinha Coelho, e da analista de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins.

A assinatura de um Termo de Cooperação selou a parceria da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) com a Equatorial Maranhão e seu Programa de Eficiência Energética. A solenidade ocorreu na sede da UEMA, na Cidade Universitária Paulo VI, em São Luís, e contou com as presenças do reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales, e da pró-reitora de Infraestrutura da UEMA, Profa. Maria Teresinha Coelho, além de professores e colaboradores da universidade. A Equatorial Maranhão foi representada pelo Executivo de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Raphael Melo, e pela analista de Eficiência Energética, Rosângela Martins. Representantes do Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão também marcaram presença.

A parceria entre a Equatorial Maranhão e a UEMA é mais uma ação em benefício da comunidade, viabilizada pelo Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), e que tem como objetivo desenvolver e implementar soluções em equipamentos e tecnologia para reduzir o consumo de energia elétrica, com soluções tecnológicas que priorizam a sustentabilidade e a redução de custos operacionais.

Os parceiros exibem o documento que marca o início das ações de eficientização energética da UEMA, contemplada em chamada pública pelo Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão

Segundo o reitor da UEMA, a climatização do campus de São Luís vai contar com novos aparelhos de refrigeração mais sustentáveis, graças a essa parceria: “Esse Termo de Cooperação vai proporcionar a troca de equipamentos de ar-condicionado do nosso campus de São Luís por aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia elétrica. E o retorno disso se dá tanto no âmbito do meio ambiente, quanto na otimização de recursos financeiros da nossa universidade, que é mantida pelos impostos dos cidadãos. Somos muito gratos à Equatorial”, declarou o Prof. Dr. Walter Canales.

A parceria institucional entre UEMA e Equatorial Maranhão contempla a substituição de 40 aparelhos de ar-condicionado, o que equivale a uma economia anual de aproximadamente R$ 150 mil para a universidade.

“Esse projeto é oriundo de uma chamada pública que ocorreu em 2024 e que, hoje, inicia com a assinatura desse Termo de Cooperação. A eficientização energética na UEMA vai ser feita com a substituição de 40 aparelhos antigos por modelos novos e mais eficientes, com selo Procel de eficiência energética. Isso representa a retirada de uma grande carga de CO₂ do meio ambiente, já que os novos aparelhos vão gerar uma economia da ordem de 235 MWh/ano para a universidade”, informou a analista do Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, Rosângela Martins.

O reitor da UEMA, Prof. Dr. Walter Canales (centro), ladeado por funcionários da universidade, representantes da Equatorial Maranhão e membros do Conselho de Consumidores da Equatorial Maranhão

O Executivo de Experiência do Cliente da Equatorial Maranhão, Raphael Melo, se emocionou ao destacar que é ex-aluno da UEMA e lembrou de outras parcerias já firmadas entre as duas instituições: “Poder retornar a essa universidade onde me formei há dez anos em Engenharia de Produção, agora como Executivo da Equatorial Maranhão, e trazendo mais um benefício da nossa Distribuidora para a UEMA, é algo muito especial. Além dessa importante ação de eficiência energética, a Equatorial Maranhão já contemplou a UEMA com a instalação de um Ecoponto há quase oito anos e, recentemente, foi instalada, também aqui no campus da Cidade Universitária Paulo VI, uma máquina Retorna Machine, para a destinação e reciclagem de resíduos sólidos, com retorno financeiro por meio de desconto na conta de energia para os clientes que praticam essa reciclagem”, destacou Raphael Melo.

Chamadas públicas anuais em prol da sustentabilidade

A ação está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, com destaque para o ODS 13, que trata do combate às mudanças climáticas.

A assinatura de um Termo de Cooperação entre a UEMA – Universidade Estadual do Maranhão e a Equatorial Maranhão selou o início da ação de eficientização energética no campus da UEMA em São Luís

A Distribuidora já soma, apenas na Chamada Pública de Projetos de 2024, mais de R$ 2,6 milhões investidos em iniciativas de eficiência energética em todo o estado.

As chamadas públicas são anuais e, a cada novo ciclo, a Distribuidora, além de divulgar a abertura do edital, também promove um workshop de orientação aos interessados para a devida inscrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Busca

E-mail

No Twitter

Posts recentes

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima