Referência nacional na modalidade, seleção maranhense inicia disputa por pódios e medalhas nesta sexta-feira (24), no Ginásio Castelinho

Depois de uma longa e intensa preparação, o Time Maranhão vive a expectativa para a disputa do 29º Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, um dos eventos mais importantes do calendário da Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (JKS Brasil), que começa nesta sexta-feira (24) e será realizado até domingo (26), no Ginásio Castelinho, em São Luís. Destaque nacional da modalidade, a seleção maranhense está focada na conquista de títulos e pódios no evento, que reunirá os 400 melhores atletas do país em diversas categorias e definirá classificados para o Campeonato Mundial da modalidade em 2026.
Além dos meses de ajustes físicos e técnicos, o Time Maranhão está com a confiança elevada para a disputa do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan por causa dos ótimos desempenhos recentes do Estado na modalidade. Em julho, sete atletas maranhenses da Academia Seiryükan integraram a Seleção Brasileira na disputa do Campeonato Pan-Americano, realizado em Vitória-ES, e conquistaram 21 medalhas, sendo 8 de ouro, 6 de prata e 7 de bronze, números que ressaltam a força do Maranhão no Karatê Shotokan.
Dono de três medalhas de bronze no Pan-Americano, Vítor Moraes é uma das principais esperanças de medalha do Time Maranhão no Campeonato Nacional de Karatê Shotokan. Na competição de Kata por Equipes (17-19 anos) do Pan, Vítor subiu ao pódio com os também maranhenses Daniel Caripunas e Micael Silva, em um trio que está entrosado e determinado a garantir a tão sonhada vaga no Mundial.
“Estamos muito satisfeitos com a preparação para o Campeonato Nacional e confiantes na conquista de muitas medalhas. É uma grande responsabilidade competir em casa e defender um Estado com tradição no Karatê Shotokan, mas a expectativa de conquistar grandes resultados é muito boa. Contamos com o apoio da torcida maranhense em busca desses objetivos”, destaca o carateca Vítor Moraes.
Em meio às disputas do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, outras atividades vão ocorrer em São Luís. Na quinta-feira (23), haverá um exame de faixa a partir das 20h. Já na sexta-feira (24), a programação começa às 8h30 com a realização de uma clínica de arbitragem. Na sequência, está confirmado um Master Camp com instrutores da JKS Brasil. As disputas por medalhas vão ter início às 15h

Maranhão coleciona medalhas no Nacional
Nas últimas duas edições do Campeonato Nacional de Karatê Shotokan, o Time Maranhão foi destaque. Em 2023, a equipe maranhense garantiu 33 medalhas no evento e, em 2024, foram 22 medalhas conquistadas. Devido ao grande desempenho dos maranhenses, 8 atletas da Academia Seiryükan acabaram sendo convocados para o Mundial de Karatê Shotokan, realizado no Japão, no ano passado.
PROGRAMAÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DE KARATÊ SHOTOKAN
Quinta-feira (23/10)
20h – Exame de faixa
Sexta-feira (24/10)
8h30 – Clínica de arbitragem
10h – Master Camp
11h30 – Pesagem oficial
15h – Início das competições
19h30 – Abertura oficial
Sábado (25/10)
8h30 – Reinício das competições
12h – Intervalo
13h – Retorno das competições
Domingo (26/10)
– Reserva de contingência, caso a competição não termine no sábado.