
A Associação de Mulheres de Itamatatiua e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) inauguram no próximo dia 07, às 10h, o Museu Quilombola de Itamatatiua, em Alcântara (MA). A solenidade, que inicia com salva de caixas, contará com a presença de entidades públicas e movimentos sociais, além de apresentação de tambor de crioula e visita guiada ao novo museu.
A ação de memória desenvolvida no Centro de Produção de Cerâmica de Itamatatiua, conduzido por Eloisa de Jesus e demais artesãs, agora ganha novo espaço físico, construído especialmente para celebrar a história das ceramistas e das tradições do povo quilombola do Maranhão.

A iniciativa comunitária contou ainda com apoio técnico da Associação de Mulheres de Itamatatiua e da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Narrativas, Inovação, Design e Antropologia do Programa de Pós-graduação em Design (NIDA-PPGDg) e do Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade (PGCult).
A exposição apresenta tanto o processo de fabricação da cerâmica tradicional, famosa mundialmente, quanto aspectos históricos da formação do quilombo, como a doação das terras para Santa Tereza de Jesus, a figura do encarregado, seus moradores, o festejo tradicional e os saberes e modos de fazer ancestrais. O evento é aberto ao público e o agendamento de visitas pode ser realizado pelo contato (98) 99227-6936 e pela página no Instagram @quilomboitamatatiua.

Programação
Abertura do Museu Quilombola de Itamatatiua
Data: Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Horário: 10h
Local: Centro de Produção de Cerâmica de Itamatatiua
Atrações: Apresentações culturais e visita guiada ao museu
Agendamentos de visitas no telefone (98) 99227-6936 e no perfil @quilomboitamatatiua